terça-feira, 22 de outubro de 2019

SÃO LUÍS SERÁ SEDE DO CONGRESSO INTERNACIONAL DOS 400 ANOS DA PRESENÇA AÇORIANA NO MARANHÃO

Imagem relacionada
Nos dias 23, 24 e 25 de outubro, São Luís vai se transformar na 10ª Ilha do Arquipélago dos Açores. Durante esses três dias, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), o Instituto Geográfico de Santa Catarina (IHGSC) e a Casa dos Açores do Maranhão (CAMAR) realizarão o Congresso Internacional dos 400 anos da presença Açoriana no Maranhão, evento que reúne uma programação diversificada, que irá tratar do 4° centenário dos Ilhéus em nosso Estado.
O “Congresso Internacional dos 400 anos de Presença Açoriana no Maranhão: História, Cultura e Identidade”, pretende reunir os principais investigadores da área, com a presença de professores, estudantes, pesquisadores e escritores do Brasil, Bélgica e Portugal.
O Congresso tem como objetivo, ainda, fomentar o estreitamento das relações entre São Luís e os Açores, além de buscar desenvolver parcerias e fortalecer possíveis acordos entre as nossas instituições e as organizações dos países envolvidos.
Trata-se de um evento que contará com a participação da comunidade científica e acadêmica, visando o resgate histórico e cultural das nossas raízes. No quadro de palestrantes e debatedores, estão confirmadas as presenças de representantes de instituições internacionais, a exemplo do Governo dos Açores – Portugal, Universidade Católica de Louvain – Bélgica, Universidade de Salamanca – Espanha, Instituto Internacional Juarez Machado, Rádio e Televisão Portuguesa- RTP, Instituto Universitário de Lisboa- ISCTE, e Universidade dos Açores, bem como de outras importantes instituições brasileiras, tais como: Universidade Federal de Santa Catarina, UFMA, UEMA ,Casa dos Açores de Santa Catarina, de São Paulo e do Rio Grande do Sul, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – (PUC-SP), Universidade de São Paulo – ( USP), Fundação Catarinense de Cultura, Academia Catarinense Letras , Academia Maranhense de Letras, IEMA, Núcleo de Estudos Açorianos -UFSC, Associação dos Amigos da Fazenda Nova, Federação das Academias de Letras do Maranhão(FALMA), Academia Imperatrizense de Letras(AIL) e Academia Icatuense de Letras(AILCA), além de outras conceituadas representações.
O evento contará, também, com a presença do Diretor do Governo Regional dos Açores, Dr. Paulo Teves, que fará a conferência de abertura com o tema “Casa dos Açores como portas para as relações internacionais”.
A abertura oficial do Congresso ocorrerá às 19h do dia 23 de outubro (quarta-feira), no Convento das Mercês. Nos dias 24 e 25 acontecerão as conferências e mesas redondas. A programação contemplará, também, uma visita aos locais de referência cultural açoriana. Diante disso, no dia 26, a cidade de Alcântara será o destino dos palestrantes.
O evento tem como diretores o Professor da Universidade de Salamanca, Luiz Nilton Corrêa, e o pesquisador maranhense Paulo Matos.
A programação completa do Congresso está disponível nas redes sociais e no site www.acores400.org Enviado via UOL Mail

Por Jorge Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário