quinta-feira, 10 de outubro de 2019

PROJETO REPRESENTA REALIZARÁ OFICINA COM ENSAIO FOTOGRÁFICO DAS PARTICIPANTES NA 13ª FEIRA DO LIVRO



PROJETO REPRESENTA

O Projeto artístico fotográfico social Representa instiga uma percepção distinta sobre a real beleza da mulher, tratando sobre representatividade, restauração de origens e identidade cultural através da fotografia e outras atividades como oficinas, roda de conversa e palestras, de modo que trabalhe a elevação da autoestima da mulher negra e leve o público a reflexão e entendimento sobre o quanto, na maioria das vezes, é fantasiosa a elaboração de um padrão estético midiático.

OFICINA REPRESENTA

Uma das ideias centrais do Projeto é agregado à fotografia, promover o diálogo e troca de experiências, pondo em pauta questões como racismo e aceitação.
No dia 11 (segunda-feira), às 19 horas, será realizada pela primeira vez a Oficina Representa, que tem como tema: “Como você se vê?”. A atividade acontecerá no Espaço da Juventude, na Feira do Livro de São Luís que neste ano acontece no Multi Center SEBRAE, localizado na Av. Jerônimo de Albuquerque. 
A Oficina aborda de forma dinâmica a percepção de como as opiniões pessoais e exteriores acerca do que é ser mulher e negra foram, ao longo do tempo, influenciadas por um estereótipo racista, machista e segregacionista. A partir disso, cria-se um debate acerca dos principais desafios enfrentados pelas mulheres na contemporaneidade em desconstruir todas essas barreiras e superar estes retrógrados padrões sociais.
Nesta oportunidade, contaremos com a presença de mulheres negras participantes do projeto que somarão no diálogo.
Ao fim do evento acontecerá ainda o sorteio de livro e acessórios produzidos  por mulheres negras empreendedoras.

PRINCIPAIS TEMAS A SEREM ABORDADOS

Racismo: Enraizamento nas relações pessoais e sociais
Feminismo Negro: a importância da visibilidade do movimento
Aceitação e empoderamento: os desafios de viver bem consigo mesma numa sociedade contraditoriamente eurocêntrica
Pressão estética

PÚBLICO ALVO 

Mulheres negras de todas as faixas etárias

IDEALIZADORA 

Emanuelly Costa (@projetorepresenta | @labelleft)
Ludovicense, militante por movimentos sociais, engajada em projetos que valorizam a identidade negra e o empoderamento feminino, estudante e fotógrafa. Iniciada na fotografia por realização pessoal, faz dela seu principal plano de estudo. Acredita em tal como um instrumento de resgate de origens e em sua ocupação por aqueles que precisam, pois na arte há lugar para todos. 

Direção: @labelleft 
Produção: @maxsuel_forografia | @mandacaru_produtora

Informações:
Cel/Whatsapp: (98) 98531-2770
Instagram: @projetorepresenta 
E-mail: projetorepresenta@outlook.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário