quinta-feira, 31 de outubro de 2019

FLÁVIO DINO CAI DUAS POSIÇÕES NO RANKING DE MELHOR GOVERNADOR FEITO PELA REVISTA "CONGRESSO EM FOCO"

Rui Costa foi apontado por liderança do Congresso Nacional como o melhor governador do Brasil

O governador Flávio Dino (PCdoB), que em junho deste ano foi avaliado por lideranças no Congresso Nacional como o melhor governador do Brasil, caiu duas posições no mesmo ranking elaborado pela revista Congresso em Foco e aparece em terceiro lugar, atrás de Rui Costa (PT), da Bahia, e Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo. No levantamento anterior, o maranhense liderava, seguido pelo petista baiano e Wellington Dias (PT), do Piauí.

De acordo com o levantamento divulgado nesta terça-feira (29), Rui Costa alcançou nota 3,6, na média ponderada de 1 a 5, enquanto Casagrande ficou com 3,4, e Flávio Dino, com 3,3. O quarto colocado é Camilo Santana (PT), do Ceará, seguido por Wellington Dias (PT), do Piauí; e Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco. Os seis ocupantes das primeiras posições são todos governadores de partidos que fazem oposição ao governo de Jair Bolsonaro e apenas um não é da região Nordeste.

De acordo Congresso em Foco, os piores avaliados são Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, com nota 2,3; Ibaneis Rocha (MDB-DF) e João Doria (PSDB-SP), empatados com 2,6. Os três foram os mesmos apontados nestas posições no levantamento de junho.

Dos 71 líderes considerados, 38% pertencem ao Senado e 62% à Câmara. Pertencem a partidos de oposição (PT, PSB, PDT, Psol, PCdoB e Rede) 25,4% dos líderes. Outros 9,9% são de partidos com posição indefinida ou independente em relação ao governo Bolsonaro (PSDB, Cidadania, Pros e PV). Todos os demais partidos foram considerados como parte da base governista, ainda que vários deles – e muitos dos seus líderes – não se apresentem assim, porque todas essas legendas têm votado com o governo na maioria das votações importantes do Congresso.

Metodologia – O levantamento é baseado em metodologia científica. A pesquisa contempla investigações tanto quantitativas como qualitativas, tomando por base uma amostra de líderes de aproximadamente cem parlamentares. O levantamento também mostrou que eram pequenas as chances de o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, ter o seu nome aprovado para ser o embaixador brasileiro nos Estados Unidos. Eduardo desistiu da indicação na semana passada.

Segundo Congresso em Foco, os entrevistados são líderes de partido, líderes temáticos (pessoas que formam opinião em temas-chave), integrantes das mesas diretoras da Câmara e do Senado e presidentes das comissões mais importantes das duas casas.

Desta vez, foram ouvidas 79 lideranças, mas oito entrevistas foram inteiramente descartadas para que a amostra considerada ficasse mais próxima da correlação real de forças do Congresso em termos de região, atitude em relação ao governo e expressão partidária. O levantamento de campo foi feito entre os dias 16 e 27 setembro.

(Com informações de Congresso em Foco)

Por Aquiles Emir

Nenhum comentário:

Postar um comentário