segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

PROJETO AMBIENTAL NO MARANHÃO LOCALIZADO NA PRAIA DO ARAÇAGI É ALVO DE VANDALISMO E PRECISA DE DOAÇÕES

Orla Viva é o único local que reúne registros da biodiversidade marinha em forma de exposição aberta ao público


O projeto Orla Viva foi alvo de vandalismo no início da manhã deste domingo (2). Vários objetos foram quebrados, como aquários, terrário, maquete, assim como alguns materiais da exposição didática sobre o ambiente marinho. A coordenação acionou a polícia, mas ninguém foi preso até o momento.

"O valor é inestimável porque foram doações e investimento pessoal da coordenação. Houve um roubo de dois computadores no início de janeiro também. Mas podemos estimar em algo em torno de R$ 15 mil, que já é extramente alto", afirmou Jorge Nunes, biólogo e colaborador do Orla Viva.

Projeto Orla Viva foi alvo de vandalismo, com vários objetos quebrados — Foto: Jorge Nunes
Segundo os coordenadores, o Orla Viva é o único local no Maranhão que reúne registros da biodiversidade marinha em forma de exposição aberta ao público, com objetivo de levar educação ambiental para conservação da natureza.

A Associação Ambiental Orla Viva tem uma sede na Praia da Ponta Grossa, na região da Praia do Araçagi em São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luís. Segundo Jorge Nunes, os principais recursos provém de recursos de professores e amigos, o que traz a necessidade de pedir ajuda.

Orla Viva, na região da praia do Araçagy, em São José de Ribamar — Foto: Divulgação
"Coloco meu pedido para que todos possam ajudar o Projeto Orla Viva neste momento. Quem gosta da natureza, quem quer fazer diferença esta é a oportunidade", afirmou o biólogo.

Pedido de doação do Projeto Orla Viva, no Maranhão — Foto: Divulgação

Orla Viva

O projeto existe desde 2007 e proporciona orientações ministradas por professores de biologia, com auxílio de monitores. Um grupo de voluntários, formado principalmente por acadêmicos de Ciências Biológicas, também desenvolve atividades para apresentações em congressos, encontros e reuniões científicas.

Nas aulas, os alunos podem conferir a importância do ciclo de marés, a biodiversidade dos ambientes marinhos e seu papel ecológico; os oceanos no equilíbrio climático global; a diversidade dos ecossistemas marinhos do litoral maranhense, além dos impactos humanos.

Várias escolas visitam o projeto proporcionando aos alunos aulas práticas. Foto da página do Projeto Orla Viva no Facebook.
Os visitantes também podem conferir painéis fotográficos, maquetes e exemplares preservados do plâncton, esponjas, cnidários (águas vivas, caravelas, corais), anelídeos, moluscos, crustáceos e equinodermos.

Há ainda uma sala de aquários, com exemplares marinhos e de água doce, da fauna maranhense e amazônica. Atualmente, segundo os coordenadores, está em fase de preparação uma exposição destinada para tubarões e raias do Maranhão, com ênfase às espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário