sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

OPERAÇÃO MILHAS DE OURO DA PF COIBIU TRANSPORTE ILEGAL DE OURO RETIRADO DE FORMA ILÍCITA


A Polícia Federal iniciou, nessa quinta-feira (20/2), a Operação Milhas de Ouro, que teve por objetivo coibir o transporte ilegal de ouro retirado de garimpos ilícitos situados dentro da Terra Indígena Kayapó, no município de Cumaru do Norte (PA).


Após levantamentos realizados pelos policiais federais, obteve-se a informação de que um avião havia decolado do garimpo denominado Arara e estaria chegando ao aeroporto da cidade de Redenção (PA), possivelmente trazendo material ilícito proveniente do citado garimpo. Uma equipe de policiais fez campana nas proximidades do aeroporto e confirmou as suspeitas com o pouso do avião com o prefixo previamente identificado. Foi procedida a abordagem ao piloto e ao passageiro da aeronave, que é adolescente, e, após procedimento de revista, logrou-se êxito em localizar em poder deles 71,9 gramas de ouro, avaliado em, aproximadamente, R$ 10.500, além de ter sido confirmado que o avião havia decolado do referido garimpo.

O piloto, que estava com o Certificado de Habilitação Técnica vencida, não podendo pilotar qualquer aeronave nessa condição, foi preso, em flagrante delito, pelo crime descrito no Art. 261. do CPB (pena: reclusão de 2 a 5 anos) e também pelo crime descrito no Art. 2º, § 1º da Lei nº 8.176/91 (pena: detenção de 1 a 5 anos), haja vista que portava 67,9 gramas de ouro proveniente de garimpo clandestino. Já o adolescente, que portava 4 gramas de ouro, segundo o qual foi recebida em pagamento por seu trabalho no garimpo, foi apreendido e encaminhado para a Polícia Civil de Redenção (PA) para lavratura de procedimento de ato infracional. Um homem que aguardava o pouso da aeronave e que seria o destinatário/adquirente das 67,9 gramas do ouro que o piloto portava, foi identificado e, também, recebeu voz de prisão pelo delito descrito no Art. 2º, § 1º da Lei nº 8.176/91 (pena: detenção de 1 a 5 anos).

A aeronave, avaliada em R$ 100 mil, também foi apreendida e permanecerá à disposição da Justiça Federal.

Informações da PF

Nenhum comentário:

Postar um comentário