terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

O SÃO LUIS EM OBRAS COM O PREFEITO EDIVALDO AMPLIA DRENAGEM PROFUNDA NA CAPITAL


O prefeito Edivaldo Holanda Junior tem investido em obras estruturantes para melhoria da infraestrutura da cidade tanto na zona urbana quanto na zona rural. O trabalho inclui serviços de pavimentação, mas também obras de drenagem profunda que vão sanar problemas históricos de alagamentos em áreas como Divinéia e Santa Bárbara, transformando para melhor a vida dos moradores. Os mais recentes investimentos na ampliação e melhoria da rede de drenagem da capital fazem parte do programa São Luís em Obras e fortalecem o trabalho já realizado pela Prefeitura de São Luís ao longo dos últimos anos em diversos bairros como Vila Apaco, Coroado, Portinho, Vila Sapinho, Vila Isabel, entre outros. 
Além de acabar com pontos de alagamento em diversas regiões da cidade, o trabalho tem o objetivo de garantir a durabilidade do pavimento e promover mais dignidade e qualidade de vida a milhares de famílias. São demandas históricas que estão sendo atendidas pelo poder público municipal ao longo dos últimos anos.

“Drenagens pluviais são obras importantes para o funcionamento das cidades durante o período chuvoso, pois permitem o escoamento correto das águas, evitando inundações, doenças e outros transtornos à população. Esse tipo de obra foi estabelecida como prioritária em nossa agenda de trabalho, desde o primeiro mandato. Os resultados mostram que avançamos muito. E continuamos trabalhando para avançarmos ainda mais”, ressalta o prefeito Edivaldo.

Com o programa São Luís em Obras, a gestão do prefeito Edivaldo tem avançado na implantação de uma rede eficaz de drenagem em bairros como Divinéia. No local, estão sendo feitos cerca 11,5 km de drenagem profunda, além de 6 km de pavimentação de vias. O trabalho foi iniciado pelo canal do Planalto Turu II, que tem 500 metros, terá sua vazão aumentada e será urbanizado.

Já na região do Santa Bárbara, outro local onde as obras já iniciaram, o trabalho consiste na implantação de 12 km de sistema de drenagem profunda, 12 km de asfaltamento de vias e, ainda, 20 km de drenagem superficial. O sistema estruturante de drenagem profunda implantado na região é formado por tubulação de concreto e galerias para a captação da água. O trabalho vai atender a uma antiga demanda dos moradores.


A obra vai impactar diretamente a vida de mais de 50 mil pessoas que vivem na área e integrar o Santa Bárbara a outros bairros da região como Cidade Operária, Santa Clara, Residencial Tiradentes, Vila Pavão Filho, Tajaçuaba, Vila Magril, Andiroba, Mato Grosso, Nova Vida, Santa Maria, Coquilho 1 e 2, Vila Vitória, entre outros.
O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, destaca o compromisso da gestão do prefeito Edivaldo com a população com a execução dos trabalhos. “Poucos são os gestores que colocam como prioridade a drenagem urbana, obra de custo elevado e que não é muito visível como o trabalho de pavimentação, por exemplo. Além de realizar esse grande investimento em prol da população, o prefeito Edivaldo mantém um trabalho diário de manutenção do sistema de drenagem com limpeza mecanizada e manual, a fim de garantir que o sistema funcione da melhor forma possível”, diz o secretário.

CENTRO

Outra região que recebe investimentos do programa São Luís em Obras é o Centro. Espaços importantes como o Parque do Bom Menino, a Praça da Bíblia, as praças da Saudade e Misericórdia e o Mercado das Tulhas estão sendo completamente revitalizados por meio do programa. No conjunto de serviços que acontecem para a transformação dos espaços, destaca-se o trabalho de instalação de nova rede de drenagem no Parque do Bom Menino, parte fundamental do projeto de revitalização do espaço.

Neste importante logradouro público, o projeto inclui a limpeza de toda a rede, parte integrante do sistema de drenagem, se estendendo até a Vala da Macaúba. No local, foram instalados 1,3 km de rede de drenagem nova com diâmetros que variam de 400 mm a 1.000 mm, para assegurar a fruição das águas pluviais. Com os serviços, será solucionado definitivamente os alagamentos pontuais que ocorriam no trecho próximo ao parque na avenida Alexandre de Moura, e nas imediações da praça da Bíblia, na avenida Kennedy. A ação também facilitará o acesso a toda a rede para a manutenção futura do sistema.

MAIS INVESTIMENTOS
Não é de hoje que a gestão do prefeito Edivaldo tem investido em obras de ampliação da rede de drenagem da capital. Já são mais de 40 km de rede construídos nos últimos anos. Com a construção de canais e galerias para escoamento da água pluvial, visando estruturar a cidade para enfrentamento às grandes chuvas, a Prefeitura de São Luís contemplou dezenas de outros bairros, com serviços que foram determinantes para sanar os problemas verificados nos pontos mais críticos e emblemáticos da capital. Bairros como Cohatrac, Apaco, Parque Sabiá, Vila Natal, Vila Isabel, São Cristóvão, Santa Clara, Coroadinho, Turu, entre outros, refletem os resultados positivos proporcionados pelas obras executadas.
Entre uma das obras de drenagem mais expressivas executadas pela gestão municipal está a ampliação da rede de drenagem profunda da Rua Cobalto, no bairro Coroado. A via era um dos pontos suscetíveis a inundações devido a irregularidades do solo, que dificultavam o escoamento da água. Além da Rua Cobalto, a região do polo Coroadinho foi contemplada também com outras obras de drenagem profunda, que já apresentam resultados positivos com significativa melhoria ao saneamento local. Entre elas está a galeria construída na Vila Natal, onde os moradores comemoram a nova realidade sem os recorrentes alagamentos verificados em anos anteriores.
Obras de macrodrenagem foram realizadas também em locais como Canal da Vila Apaco,  Canal do Cohatrac, Canal do Rio Gangan, Canal do Portinho, Canal do Rio das Bicas, Canal da Santa Clara e Canal do Janaína. Também foram realizadas obras de drenagem profunda no São Cristóvão e na Vila Sapinho. 
Na Vila Apaco, por exemplo, foi implantada uma rede com 3 km de extensão, beneficiando 10 mil famílias. Já na Vila Sapinho foram 1,2 km de drenagem profunda. No Cohatrac, mais de 150 mil moradores foram beneficiados com um trabalho de 1,9 km de extensão. No Rio Gangan foram 24 mil pessoas beneficiadas e no Portinho mais de 100 mil pessoas beneficiadas.
Na zona rural da cidade, a Prefeitura de São Luís realizou obra de drenagem profunda em áreas como Andiroba, com a restauração da tubulação de escoamento de águas pluviais e colocação de novos tubos de concreto com diâmetro de 1500 milímetros para melhor captação da água, no período de chuva. A rede de drenagem profunda no bairro possui 25 metros de extensão. Com o trabalho, centenas de famílias da comunidade Andiroba passaram a viver de forma mais tranquila com a garantia de mobilidade e mais qualidade de vida.
SÃO LUÍS EM OBRAS
Por meio do programa São Luís em Obras, a gestão do prefeito Edivaldo tem avançado por toda a cidade com dezenas de frentes de trabalho, com a reforma de espaços públicos, construção de escolas, pavimentação de diversos bairros, obras de drenagem, intervenções no trânsito, reforma de mercados, entre outras, ampliando os investimentos já realizados para a melhoria da infraestrutura da capital.
Blog Ilha Rebelde

Nenhum comentário:

Postar um comentário