quinta-feira, 14 de novembro de 2019

UFMA: SEÇÃO SOLENE DE POSSE DO PROFESSOR NATALINO SALGADO E SUA EQUIPE DE TRABALHO

Foram dias de luta, e ontem foi o dia de glória! A sessão solene de transmissão do cargo de reitor da UFMA foi marcada por sentimentos de gratidão, justiça e muita alegria. Natalino Salgado e sua equipe de trabalho são solenemente empossados e apresentados à comunidade acadêmica.   

Pela terceira vez, um marco inédito na história da Universidade Federal do Maranhão, o professor do curso de Medicina, Natalino Salgado Filho, assume o cargo de reitor da instituição, para gestão de 2019 a 2013. Na UFMA, a posse foi confirmada em Cerimônia de Transmissão de Cargo e a Solenidade de Posse dos Pró-Reitores e Membros da Gestão realizadas na noite desta quarta-feira, 13, no Auditório Central da Cidade Universitária Dom Delgado, diante de sua equipe de trabalho, professores, servidores, alunos e comunidade acadêmica, após ser empossado na terça-feira, 12, em Brasília, pelo Ministro de Estado da Educação, Abraham Weintraub.
O vice-reitor, no exercício da reitoria, momentos antes de realizar a transmissão do cargo, agora pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho Silva, relembrou da trajetória do reitor na Universidade Federal do Maranhão e de suas conquistas ao longo de dois mandatos.
“Com sua expertise, foi logo notado pela comunidade acadêmica e mais tarde tornou-se reitor da nossa universidade, travando lutas incessantes pela estruturação, desenvolvimento e modernização da UFMA. Esse período foi marcado por uma transformação sem precedentes. A Universidade expandiu-se para todo o continente. Foram mais de mil professores nomeados, criação de campis, dezenas de cursos de graduação e pós, aumento de oferta de vagas, sobretudo para as camadas mais populares. O anseio da comunidade acadêmica, refletiu-se em Natalino Salgado e nos tornamos uma universidade de renome nacional e internacional, com índices de ensino, pesquisa, extensão, e pós-graduação e inovação elevados”, declarou o pró-reitor.
Em seu discurso, Natalino Salgado exaltou a responsabilidade assumida junto com o cargo e sua intrínseca relação com a Universidade Federal do Maranhão em sua vida. “Sou invadido por sentimentos que vão, de uma imensa alegria, a um gigantesco senso de dever e de responsabilidade. Declaro-me, pois, neste ato de transmissão de posse, um servo da Universidade Federal do Maranhão, instituição cuja história atravessa a minha própria história. Ingressei aqui como aluno. Formado, abracei a profissão de médico, o magistério e a função de pesquisador e gestor”, enfatizou.
Ele também relembrou os desafios enfrentados durante oito anos à frente da instituição, de 2007 a 2011, e de 2011 a 2015, e da ascensão da Universidade ao longo deste período. “Busquei talentos, formei equipes, cerquei-me dos melhores e, priorizando as dimensões técnica e acadêmica, sem viés ideológico-partidário, nossas gestões transformaram a Universidade Federal do Maranhão numa referência no ensino superior do nosso Estado”, declarou.
O reitor também frisou na solenidade o dever da UFMA em promover o desenvolvimento na região e no país e em atender às demandas da sociedade, interagindo com esta e com o mundo. Também realçou o processo de Consulta Prévia e sua função democrática no espaço universitário: “Fui convocado e aceitei, colocando novamente meu nome à disposição de um processo democrático de escolha do qual participaram outros expoentes da instituição. O resultado é que fui eleito por larga maioria. Represento hoje, portanto, neste ato simbólico de grande relevância para todos nós, a vontade soberana da comunidade universitária da Universidade Federal do Maranhão e, por conseguinte, de todos os maranhenses”.
Por fim, agradeceu e elogiou o grupo que reuniu para diversos cargos de gerenciamento no projeto de desenvolvimento da instituição, equilibrada, em sua análise, em expertises em diferentes áreas; aliando experiência com inovação, criatividade com técnica. Ele reforçou a importância do sentimento de pertencimento à Universidade como motor das ações de avanço em todos os campi.
“Queremos chegar a um lugar de excelência em todos os cursos. Queremos manter o olhar na realidade deste Estado com tantas necessidades, mas vendo seu futuro possível e realizável que passa, sem dúvida nenhuma, pela UFMA. Queremos uma Universidade em que o espírito de pertencimento seja nosso guia. Ser UFMA, pertencer à UFMA, ter orgulho de ser UFMA. Com estes sentimentos, seremos um, seremos imbatíveis na tarefa de reposicionar a nossa Universidade, retomar o caminho do crescimento e da qualidade”, discursou.
A solenidade contou ainda com a apresentação da Camerata da UFMA, com a presença de personalidades políticas, do meio científico e social e com a participação de representantes de várias instituições de ensino e da saúde e de fomento à educação superior e pós-graduação, tais como o Hospital Universitário da UFMA, o Instituto Federal do Maranhão e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).
Confira a equipe de gestão do reitor à frente da Universidade Federal do Maranhão:
Pró-Reitoria de Ensino (Proen): Isabel Ibarra Cabrera
Pró-Reitoria da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma): Fernando Carvalho Silva
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec):Josefa Bentivi Andrade
Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes):Leonardo Silva Soares
Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT): Walber Lins Pontes
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep):Vilma Moraes Heluy.
Superintendência do Hospital Universitário:Joyce Santos Lajes
Superintendência de Infraestrutura: Wener Miranda Texeira dos Santos
Superintendência de Informação Sistemas e Tecnologia: Anilton Bezerra Maia
Superintendência de Comunicação e Eventos:Antônio Fernando de Jesus Oliveira Silva
Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação (Dinte): Ana Emília Figueiredo de Oliveira
Diretoria da TV UFMA: Cecília Maria da Costa Leite
Chefia de Gabinete: Marize Barros Rocha Aranha
Assessoria de Gabinete: Sônia Maria Correa Pereira Mugschl



Ascom-UFMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário