quarta-feira, 20 de novembro de 2019

OPERAÇÃO SENES: GRUPO CRIMINOSO QUE PRATICA FRAUDE PREVIDENCIÁRIA NO MA, PI E DF É INVESTIGADO

A Polícia Federal, na manhã desta quarta-feira (20/11), iniciou a Operação Senes, destinada a desarticular quadrilha especializada em fraude previdenciária perpetrada nos Estados do Piauí, Maranhão e Brasília (DF).

Estão sendo cumpridos, nos Estados do Piauí e Goiás, três mandados de prisão preventiva e 9 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal em Parnaíba. Participam da Operação 50 policiais federais dos Estados do Piauí, Ceará, e do Distrito Federal, com apoio de servidores da CGINT e Ibama.

O inquérito que originou a Operação Senes foi instaurado no ano de 2018, diante de prisão, em flagrante, de integrante do bando e, desde então, tramita entre a Polícia Federal e o Ministério Público Federal em Parnaíba.

Segundo o Núcleo de Inteligência da Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT), orgânica da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que participou das investigações, o prejuízo efetivo já remonta a R$ 7,6 milhões com o pagamento dos benefícios identificados, obtidos de forma indevida. Contudo, com o início desta operação, a economia produzida é de, pelo menos, R$ 13,6 milhões, apenas considerados os benefícios previdenciários identificados e suspensos nessa primeira fase da investigação.

Os investigados responderão pelos crimes de estelionato majorado, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistemas de informação e formação de quadrilha, cujas penas podem chegar a 15 anos de reclusão.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário