quinta-feira, 28 de novembro de 2019

UFMA DIVULGA NOVO MODELO ADMINISTRATIVO ADOTADO, ALIANDO MODERNIDADE E TRANSPARÊNCIA

Uma universidade mais moderna, desburocratizada e transparente, com foco em resultados e eficiência. É o princípio básico da mudança realizada pela nova gestão na estrutura administrativa da UFMA.

Pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência, Walber Lins Pontes, explicou novo modelo administrativo adotado na UFMA
O novo organograma implantado pelo reitor Natalino Salgado pretende dar agilidade às demandas que a comunidade universitária almeja para os próximos quatro anos. “Tínhamos uma estrutura desatualizada. Era um formato voltado para uma estrutura por cargo ou por função, ou seja, eu precisava ter uma função para entender que eu tinha aquela atribuição. Esse modelo não é usado há muito tempo na administração”, explicou o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência, Walber Lins Pontes.
Pontes, que também é docente do curso de Administração, pontuou que a estrutura era confusa, inclusive com sobreposição de atribuições e deslocamento destas. “Havia, por exemplo, gestão de pessoas na Proen (Pró-Reitoria de Ensino) e na PPPGI (Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação), logo isso dificultava, inclusive, a descentralização e uniformização de processos e procedimentos administrativos.
“Esse foi o diagnóstico inicial e, para melhorarmos o cenário, redesenhamos e constituímos uma nova estrutura, deixando essa ideia de função e inserindo uma de competências e atribuições. Agora, as áreas têm competências e atribuições, ou seja, não precisa ter uma função, para entender que aquela contribuição ou aquela competência é de uma área específica. Nós tentamos uniformizar essas competências e trazê-las para as áreas que são próprias. Como o exemplo da gestão de pessoas que estava na Proen e PPPGI, esses setores passaram a integrar a nova Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, a antiga PRH”, pontua.
Com base nessas mudanças, o professor Walber destaca a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, que passa a ser Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), comandada pelo pró-reitor Fernando Carvalho Silva, que tem a missão de expandir as ações da Universidade para a sociedade.
“Há vários serviços que a UFMA desenvolve e outros que tem capacidade de desenvolver, mas a sociedade, os empresários e até mesmo os estudantes da Universidade não sabem o que é produzido na Universidade. Portanto a criação da Ageufma vem para difundir o que é produzido para que possamos trabalhar essas vertentes. A Universidade possui mais de cem patentes registradas, e o que é feito com elas? Qual o resultado que essas patentes têm trazido para a comunidade? Como elas são utilizadas para solucionar a necessidade social? Tínhamos uma lacuna do que produzimos, como produzimos ou como as informações são disponibilizadas para a sociedade? A agência possui, então, o papel de atender às demandas da sociedade, tanto internas quanto externas”, detalha.
Organograma

A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo passa a ser Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), sob o comando da professora Zefinha Bentivi. A pasta é responsável por fomentar atividades extensionistas e culturais promovidas pela Universidade. A Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT), antes Pró-Reitoria de Administração e Finanças, passou por modificações para dar mais celeridade ao processo de gestão e dinamizar as tomadas de decisões. A Pró-Reitoria de Recursos Humanos agora é Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), dirigida pela professora Vilma Heluy. As Pró-Reitorias de Ensino (Proen), sob o comando da professora Isabel Ibarra, e de Assistência Estudantil (Proaes), do professor Leonardo Soares, não tiveram alterações nas suas nomenclaturas. A novidade é que a Proaes passa a contar com uma diretoria de Esportes, e a Proen absorveu o Sistema Integrado de Bibliotecas.
Outra novidade é a criação das Superintendências, como a de Infraestrutura (antiga prefeitura), dirigida pelo professor Wener Miranda; de Comunicação e Eventos, pelo jornalista Fernando Oliveira; de Informação, Sistemas e Tecnologia, pelo analista de sistemas Anílton Bezerra. Na superintendência do Hospital Universitário, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh, foi reconduzida a professora Joyce Lages. “A ideia desses setores é dar mais ritmo às decisões, uma vez que as diretorias eram isoladas. Com a criação das Superintendências, o objetivo é descentralizar as ações, tornando um responsável único que possa atender às demandas e encaminhar para o reitor Natalino Salgado”, explica.
O Núcleo de Educação a Distância passa a ser Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação (Dinte), sob a direção da professora Ana Emília de Oliveira. Essa diretoria tem a função de expandir as ações de ensino a distância, elevando o índice da Universidade em um patamar de excelência no uso das tecnologias em prol da educação.
Com todas essas mudanças, a ideia do reitor Natalino Salgado é desburocratizar, modernizar e descentralizar as tomadas de decisões. “Montamos uma equipe jovem mesclada com professores e técnicos com grande experiência para que possamos repensar a Universidade. Estamos mudando sua estrutura para podermos inserir a instituição numa gestão moderna, criativa, ágil que seja eficiente”, disse.
Walber Pontes elogiou os profissionais do quadro da UFMA no processo de gestão e na formação dos estudantes da instituição. “Temos um celeiro de competências na UFMA. Cabe ao gestor mobilizar essas competências para servir à instituição de forma organizada, inteligente, criativa e possibilitar que a Universidade desponte como órgão que presta serviços [de qualidade] para a sociedade”, afirma.
OEstado

Nenhum comentário:

Postar um comentário