terça-feira, 26 de novembro de 2019

BUMBA MEU BOI DO MARANHÃO PODE SE TORNAR PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE

O Bumba Meu Boi do Maranhão pode receber o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. A candidatura será analisada pela Unesco nos próximos dias 10 a 12 de dezembro, durante a 14º reunião do Comitê Intergovernamental, que será realizado em Bogotá, na Colômbia.
Reconhecido pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como Patrimônio Cultural do Brasil em 2011, o bumba meu boi realizado no Maranhão é considerado um “Complexo Cultural” por congregar diversos bens culturais associados em uma manifestação.
Em termos de expressão popular, o Bumba Meu Boi possui performances dramáticas, musicais e coreográficas, no plano material, podem ser apreciados o artesanato das indumentárias, os bordados feitos no couro do boi, os instrumentos musicais que são confeccionados artesanalmente.
Se ganhar o título, o Complexo Cultural do Bumba meu Boi será o sexto bem brasileiro a integrar a lista internacional junto com a Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (2003), o Samba de Roda no Recôncavo Baiano (2005), o Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife (2012), o Círio de Nossa Senhora de Nazaré (2013) e Roda de Capoeira (2014).
Por Juraci Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário