terça-feira, 12 de novembro de 2019

JÁ VAI TARDE QUERIDA NAIR PORTELA!


Tempos de uma feliz despedida para os estudantes, técnicos e professores da UFMA, pois o professor Natalino Salgado assumiu a reitoria da instituição e Nair Portela juntamente com João de Deus, encerraram suas gestões de mazelas e caos. 

Nair deixa a reitoria com saldo negativo, queda na qualidade dos serviços oferecidos pela instituição, falta de iluminação, falta de segurança, péssima alimentação oferecida pelo restaurante universitário, falta de dialogo com estudantes e professores, entre outras pendências negativas. 

As empresas que fornecem serviços para a universidade deixaram de receber seus recursos, provocando diversas greves no setor de segurança e limpeza, bem como diminuição de funcionários, faltando manutenção e até papel higiênico. 

Os prédios estão se deteriorando, a biblioteca central está sucateada e abandonada, com inúmeros pontos a serem asfaltados. 

A ex-reitora distanciou a UFMA dos deputados e senadores do estado, e em seu período, não houve investimentos de recursos e emendas federais, apesar dela ser irmã de um secretário de estado. 

Por conta de sua relação comunista com Flávio Dino, ela chegou a criar um pseudo Diretório Central dos Estudantes – DCE, sem registro no cartório, formado só por estudantes filiados a UJS (Juventude do PC do B), com o intuito de dar legitimidade a ela, juntamente com professores militantes do PC do B. 

A UFMA precisa urgente entrar em auditoria para verificação das contas da instituição, e averiguar quem foram as pessoas que ela nomeou, pois há muitas denúncias de que Nair transformou a UFMA em um cabide de emprego da esquerda. 

Vamos lembrar um pouco o que foi feito por esses dois, nos mais longos 4 anos que a universidade enfrentou: 

Violência – A UFMA passou por um período trevoso de assaltos, estupros e pasmem, até assassinatos durante a gestão de Nair Portela. No dia de 05 de agosto de 2016 o estudante Kelvin Rodrigues de 22 anos que era do curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, levou 4 golpes de faca nas costas e veio a óbito, tudo isso aconteceu quando Kelvin foi ao banheiro em um bloco mais distante de onde era realizada uma programação cultural de encerramento de um evento, e dois meliantes o seguiram e golpearam o estudante. 

Havia um pedido para a reitoria não permitir o evento, porque a universidade não contava com seguranças suficientes para que a festa fosse realizada pela UJS (juventude do PCdoB), que se apossou da sala do DCE de forma ilegítima, o que vem a transformar tanto a UJS quanto Nair Portela como “coautores” desse crime! 

Educação – No tempo de Nair Portela e João de Deus, houve uma queda abismal nos índices educacionais dentro da universidade, que vai desde a falta de professores, ao corte de bolsas de assistência estudantil para os acadêmicos. 

Acuada e completamente perdida durante sua gestão, ela tomou mais uma medida intempestiva. A pró-reitora de ensino, Isabel Ibarra, foi exonerada do cargo. A atitude revela uma retaliação da ex-magnífica reitora, em relação à greve dos alunos de medicina de Pinheiro. 

Outro que sofreu com as atitudes autoritárias e antidemocráticas da ex-reitora foi o professor Fernando Carvalho. Ela mandou recolher o carro de uso da vice-reitoria, em represália a uma postura assumida pelo vice-reitor. O professor participou como palestrante, no Campus de Codó, de um evento do “Pacto pela UFMA”, movimento que foi lançado em novembro de 2018 em Pinheiro por professores, estudantes e técnicos da UFMA. Fernando Carvalho foi eleito junto com Nair Portela, há três anos e meio e teve mais votos que a reitora, já que na UFMA, a eleição para reitor e vice não é “casada”. 

Os estudantes de odontologia reivindicaram no mês de maio de 2018, diversas melhorias para o curso. Chegou a ser realizada uma reunião no dia 19 de abril em que os pedidos foram apresentados à reitora, e ela se comprometeu em atender, sendo que uma das principais exigências, foi o funcionamento do prédio de odontologia, inaugurado em 2015 pelo então reitor, Natalino Salgado, e contou também com a presença de Nair Portela, só que o prédio nunca foi usado pelos alunos e professores, e Nair Portela nunca conseguiu explicar a não liberação para o funcionamento pleno de suas instalações. 

O prédio possui três pavimentos destinados a salas de aula, salas administrativas, auditório para teleodontologia (vídeo conferência), 98 consultórios odontológicos, 80 simuladores de paciente de odontologia para pré-clínica, raio X, tomografia, além de mini auditórios. 

Enquanto isso estudantes e professores usam o antigo prédio que está em situação precária e totalmente sucateado. As cadeiras odontológicas e aparelhos de raio-x estão quebradas, as salas estão cheias de goteiras, e tudo isso impede o atendimento ao público, já que os estudantes precisam praticar seus conhecimentos nos laboratórios! 

Nair e João de Deus encerram a gestão como uma das piores que a UFMA já teve em seus mais de 60 anos de história! A universidade não cresceu nenhum centímetro, nem em infraestrutura, muito menos em educação. 

Natalino Salgado está pegando uma universidade regredida em relação ao que ele entregou em 2015, porém, nada que, com muita dedicação, experiência e força de vontade, não se resolva. 

Bye Bye Nair! Já vai tarde, para a felicidade dos estudantes... é melhor se aposentar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário