quinta-feira, 27 de junho de 2019

ELEIÇÕES UFMA: NATALINO SALGADO É O VENCEDOR DAS ELEIÇÕES PARA REITOR PELA TERCEIRA VEZ


A comunidade acadêmica universitária da Ufma foi às urnas durante todo o dia 26 de junho escolher o novo reitor da instituição. Quatro candidatos colocaram seus nomes à disposição de estudantes, professores e técnicos administrativos, sendo um deles apoiado pela atual gestão da Universidade. João de Deus Mendes Silva é professor do Departamento de Matemática e junto com a reitora, que foi apoiada por Natalino, pleiteava o cargo máximo da Ufma, sendo classificado em segundo lugar. Ridvan Fernandes, também do Centro de Ciências Exatas, irmão da reitora da Uema Sul, Elizabeth Fernandes, obteve votos no CCET e CCH, ficando em terceiro lugar na votação geral. Welbson Madeira, candidato da Apruma, obteve o quarto lugar. 

O professor e médico Natalino Salgado, sob o slogan "Para Cuidar Bem da Ufma", obteve maioria esmagadora de votos,vencendo em todos os segmentos: estudantes, técnicos administrativos e professores.
Pela terceira vez, Natalino volta à instituição para continuar seu trabalho de consolidação dos avanços obtidos em sua gestão 2007-2015, onde transformou a instituição em uma das maiores e mais bem reconhecidas do país, sediando grandes eventos como a SBPC e outros.

O reitor eleito da UFMA voltará ao cargo em um contexto completamente diferente, uma vez que a instituição vive uma crise por conta da atual gestão que instalou o caos na instituição. A posse de Natalino enquanto reitor deve ocorrer em novembro desse ano.


Estudantes: O professor João de Deus, que realizou campanha massiva em meio à comunidade acadêmica estudantil, sobretudo em relação às críticas à gestão de Natalino, perdeu entre os estudantes. O maior flanco de sua campanha frustrou o candidato, que apostava no corpo estudantil por conta de sua atuação frente à pró-reitoria de assistência estudantil na instituição.


Para Vice-Reitor: 

Como a eleição de vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão ocorre de forma independente, assim como a de reitor, sete candidatos disputaram o voto da comunidade acadêmica e Allan Kardec saiu vitorioso com pouco mais de 32% e encabeçará a lista tríplice a ser encaminhada para o presidente Bolsonaro.

Em segundo lugar ficou o professor Luciano Façanha com 23,5% e fechando a lista está Marcos Fábio com 13%, primeiro candidato oriundo do interior a concorrer a vaga.

Em quarto lugar ficou Wener Miranda com 9,6%, depois veio o ex-vice-reitor Antônio Oliveira com 7,25%, seguido por Walter Cezar com 6,6% e por último José Eduardo Batista com 4%.

Vale lembrar que dos 7 concorrentes, quatro declararam apoio aberto a candidatura a reitor de Natalino Salgado, juntos eles obtiveram 32% dos votos válidos.

Agora Allan Kardec, Luciano Façanha e Marcos Fábio vivem a expectativa da escolha do novo vice-reitor por parte do presidente Bolsonaro, assim como Natalino Salgado, João de Deus e Rydivan aguardam a escolha para ocupar o cargo de reitor da UFMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário