quarta-feira, 12 de junho de 2019

ELEIÇÕES 2020: FORTE TENDÊNCIA PARA A OPOSIÇÃO À FLÁVIO DINO SAIR VITORIOSA

Que a oposição ao grupo do governador Flávio Dino (PCdoB) é diminuta, isso é inquestionável, mas mesmo estando reduzida, a pequena oposição tende a sair vitoriosa nas eleições de 2020 na capital maranhense, pelo menos é o que apontam as pesquisas eleitorais.

O Blog do Jorge Aragão teve acesso a alguns números de um levantamento feito por um instituto de pesquisa ligado ao Palácio de Leões, no último fim de semana (reveja aqui). Os números foram desastrosos para o grupo Dinista e, muito provavelmente, por esse motivo o resultado não foi publicizado.

O candidato mais bem posicionado da base Dinista, nesse momento, é o deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB). O parlamentar que assumiu o mandato este ano, surpreende e aparece com 12% das intenções de voto.

O problema é que além de ainda distante do líder das pesquisas, o deputado federal Eduardo Braide (PMN) com 50%, Duarte Júnior está longe de ser uma unanimidade dentro do grupo de Flávio Dino, tanto que a tendência é que o PCdoB não lhe dê a legenda para a disputa em São Luís, uma vez que o preferido dos comunistas é o deputado federal Rubens Júnior, que pontua muito pouco no levantamento.

Por conta de um isolamento de alguns no seu grupo político, que já é nítido, Duarte Júnior já começou a ser assediado por outras legendas, como o PR. O deputado federal Josimar de Maranhãozinho, presidente do PR no Maranhão, já percebeu o potencial eleitoral de Duarte e já garantiu legenda a ele para a disputa pela Prefeitura de São Luís em 2020.

O certo é que o grupo Dinista segue batendo cabeça e nem definiu ainda a estratégia, se vai realmente apresentar várias candidaturas ou se escolherá um candidato para que o grupo inteiro e unido possa apoiar.

Enquanto isso, a reduzida oposição ocupa as melhores colocações no levantamento. Além de Braide, que lidera disparado, o terceiro colocado também é um oposicionista, o deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) com 9%.

Ou seja, mesmo reduzida, a oposição tende a vencer as eleições de 2020, podendo inclusive conseguir a vitória no 1º Turno, dependendo da estratégia do grupo Dinista e até mesmo de uma eventual união da reduzida Oposição.

É aguardar e conferir.

Por Jorge Aragão

Nenhum comentário:

Postar um comentário