quinta-feira, 1 de outubro de 2015

PREFEITURA PROMOVE CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE EM ALUSÃO AO OUTUBRO ROSA NO HOSPITAL DA MULHER

Por: Agência São Luís
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promoveu na manhã desta quinta-feira (1°), no Hospital da Mulher, uma campanha de doação de sangue, como parte da série de ações que serão desenvolvidas no Outubro Rosa.
O evento foi realizado em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemomar), mas além da coleta de sangue, os voluntários e a clientela do Hospital participaram de uma palestra sobre a prevenção do câncer de mama e a importância da sensibilização feita com o Outubro Rosa.
Os voluntários passaram por uma triagem com teste de glicemia, aferição de pressão arterial, peso e avaliação clínica para atestarem as condições necessárias à doação. No total, foram contabilizadas 150 doações de bolsa de sangue, que vão compor o estoque do Hemomar.
Segundo Valma Costa, coordenadora de Coleta Externa do órgão, a parceria com a Semus pode beneficiar muitos usuários. "A coleta feita neste evento aumenta o estoque e vai servir tanto para os pacientes cirúrgicos do Hospital da Mulher, como de outros hospitais. É importante ressaltar também que os mesmos procedimentos feitos no centro de coleta são realizados aqui para a segurança das doações", explicou.
Os doadores que participaram da campanha aprovaram a iniciativa. Valdeci de Lima, 47 anos, morador de Pedreiras (MA), estava em visita à capital e foi sensibilizado por uma amiga doadora, que o convenceu a participar. "É uma forma de fazer o bem, ajudar a quem precisa", disse. Jaílton Santos Silva, 32 anos, morador da Vila Embratel, fez a doação de sangue pela primeira vez, com uma boa justificativa. "Estou doando para ajudar e cooperar na salvação de vidas. Amanhã, eu também posso precisar", afirmou.
A diretora do Hospital da Mulher, Natália Ribeiro Mandarino, enfatizou o caráter solidário da ação. "Todos os funcionários foram envolvidos neste trabalho. Coordenadores, médicos, enfermeiros, técnicos e voluntários fizeram doações de cestas básicas, que foram entregues aos doadores de sangue, como forma de agradecimento por um gesto de grande importância", explicou.
Até o final do mês, toda a rede municipal de saúde terá ações voltadas à prevenção do câncer de mama, e o Hospital da Mulher vai realizar ainda mutirões para a retirada de nódulos benignos de mama e para a realização de mamografias

Um comentário:

  1. Deveriam fazer também uma campanha intitulada DIA DA RETIRADA DE MIOMAS talvez assim a fila destinada a esse tipo de cirurgia nesse hospital andasse estou HÁ 8 MESES numa fila que quando entrei na pasta do médico que teoricamente ia me operar tinham menos de 6 prontuários, estou com minha vida profissional,social.familiar e sexual prejudicada, sempre que procuro o hospital só me mandam aguardar,nessa ocasião converso com outras mulheres que também estão nessa FILA QUE NÃO ANDA sabe-se lá porque, mulheres com perda de sangue diária,dores e incômodos CONSTANTES, os exames que foram feitos já VENCIDOS O QUE NOS OBRIGARÁ A COMEÇAR todo processo e GASTAR OUTRA VEZ pra refazer eles esperar a mulher estar MORRENDO pra poder fazer alguma coisa .GOSTARIA DE SABER O QUE É FEITO NOS CENTROS CIRURGICOS DESTE HOSPITAL. ME AJUDE A ENTENDER IMIRANTE.COM PORQUE O QUE PASSA NA MINHA CABEÇA É QUE O HOSPITAL É PÚBLICO MAIS ESTÁ SENDO USADO COMO PRIVADO. JÁ PROCUREI A SECRETARIA DE SAÚDE QUE NÃO ME DEU RESPOSTA. Obrigada.

    ResponderExcluir