quinta-feira, 8 de outubro de 2015

ABSURDO!!! EQUANTO ESCOLAS CAEM AOS PEDAÇOS, ENTIDADES PROMOVEM "POLICAGEM" EM ESCOLAS DO ESTADO USANDO O NOME DA SEDUC

Por: Diego Emir
Graves denúncias sobre uma possível tentativa de aparelhamento do movimento estudantil secundarista no Maranhão.
Onde, irá acontecer o congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES entre os dias 05 a 08 de novembro, entidade de representação máxima dos estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e EJA. Esse congresso é o maior da América Latina e os estudantes sempre se organizaram "livremente" em Grêmios e Entidades em defesa de uma educação de qualidade e pelo os direitos da juventude, mas têm acontecido episódios truculentos nas escolas nas ultimas semanas por parte das entidades CES, MEI e AMESU (braços partidários do PDT) têm entrado nas escolas usando o nome da SEDUC com o conhecimento da Secretária Area Prazeres, no intuito de montar Grêmios do um dia para a noite, para tentar controlar os alunos. No último sábado (3) no C.E. Fernando Perdigão houve uma reunião as escondidas dos demais alunos e foi fundado um "Grêmio fantasma" sem nem um tipo de processo democrático pelo o Rafael Oliveira que é do PDT e trabalha na SEDUC.  O fato pode ser comprovado nas fotos exibidas.
Vale lembrar  que é necessário divulgar em forma de edital para toda a comunidade escolar, através de cópias afixadas nas salas de aula, corredores, áreas de convivência a realização de eleições nos Grêmios. A confecção de cartazes, boletins ou jornais também estimula o debate sobre o tema.
É necessário a formação de uma Comissão Provisória Pró-Grêmio, com representantes de todas as classes, encarregar-se-á dessa divulgação e elaborará, em prazo previamente determinado, um projeto de estatuto a ser submetido à apreciação da Assembleia Geral dos Estudantes da Escola.  A Comissão, em entendimento com a direção da Escola, convocará, em data oportuna, a Assembleia Geral, cuja realização deverá ser divulgada usando o mesmo esquema previsto na Lei nº 7.398. Tudo isso ocorrendo de forma errônea e ilegal, uma vez que os trâmites não vem sendo respeitados.
Têm acontecido ainda ameaças a professores, coordenadores e diretores das escolas em nome da SEDUC. As informações são repassadas pelo Maxsuel Silva, vice-presidente da União Estadual dos Estudantes do Maranhão – UEEMA, que aponta: “hoje eu fui visitar uma escola chamada São José Operário onde a diretora nos relatou que uma mulher identificada por Lucinda que era representante da SEDUC disse a ela que será criada uma espécie de “Secretaria” no estado para criar e controlar os Grêmios, isso é um absurdo já que existe a lei federal que garante que os estudantes se organizem livremente!”.
Todo esse movimento tem cunho partidário, a secretária Aurea Prazeres do PDT ao invés de se preocupar com a estruturação das escolas, pois como tem sido noticiado nos últimos dias: o teto desabou dentro de uma sala de aula e também da quadra do C.E. Paulo VI, escolas estavam sem aula por falta de vigilante, estudante foi assaltada dentro do banheiro do C.E. DR° João Bacelar Portela, enfim muitos problemas, ainda mais o fato de muitas escolas estarem sem professores, para piorar agora eles tentam fazer politicagem através da criação de forma arbitrária de Grêmios para fazerem dos estudantes de massa de manobra.
O atual governo foi eleito pelos os movimentos sociais e pelos os estudantes, e a prática que tem sido aplicada pela a senhora Aurea Prazeres e pelo o PDT é atrasada, retrograda e antidemocrática. “Nós repudiamos veemente esse tipo de jogo sujo com a juventude de maranhense!”, afirma o Maxsuel Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário