segunda-feira, 26 de outubro de 2015

EDIVALDO HOLANDA JÚNIOR DESTACANDO A IMPORTANCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM SUA GESTÃO

Por: Jorge Aragão
O prefeito Edivaldo reuniu-se na manhã desta sexta-feira (23) em Matinha-Maracanã com agricultores familiares de toda a zona rural de São Luís, oportunidade na qual fez um balanço das ações realizadas pela gestão nas áreas da agricultura e da segurança alimentar, pontuando os principais avanços conquistados nos setores.
Na reunião, ocorrida na Associação de Moradores e Produtores Rurais da localidade, Edivaldo anunciou ainda a execução de novos projetos, como a implantação do primeiro Banco de Alimentos da capital, previsto para ser inaugurado já no primeiro semestre do próximo ano.
“Esse encontro com os agricultores rurais é uma oportunidade para reafirmarmos nosso compromisso com o desenvolvimento da zona rural, de prestarmos contas da nossa gestão com esse segmento muito importante da sociedade e, também, ouvir seus anseios para que possamos articular e planejar juntos os melhores caminhos a seguir, visando ao desenvolvimento do setor no município e para a melhoria da qualidade de vida no campo”, disse o prefeito Edivaldo.
O prefeito Edivaldo informou que a Prefeitura tem dado atenção especial à zona rural, levando serviços públicos a comunidades historicamente esquecidas. Edivaldo citou alguns projetos que estão contribuindo para alavancar a economia no campo e reduzir os índices de insegurança alimentar no município.
Ao fazer o balanço das ações, o prefeito Edivaldo afirmou no encontro que a Prefeitura de São Luís já investiu cerca de R$ 3 milhões com a implementação de iniciativas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que permite a compra pelo Município de alimentos oriundos da agricultura familiar, para distribuição na rede socioassistencial atendida pela Prefeitura e, também, garantir o acesso à população em situação de insegurança alimentar aos alimentos na quantidade e qualidade adequadas, contribuindo para redução da fome.
Também com o propósito de promover o fortalecimento da agricultura familiar, o prefeito Edivaldo destacou a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), ação que visa à melhoria da nutrição dos alunos da rede pública. Assim como PAA, o Pnae também adquire das hortas do pequeno agricultor parte dos alimentos utilizados na elaboração da merenda escolar.
Presente à reunião, o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Aldo Rogério, destacou os avanços alcançados na área e também citou outros projetos em plena execução para contribuir com o crescimento da agricultura familiar na capital, entre eles, a distribuição de kits de sistema de irrigação. Segundo ele, ao todo serão entregues 22 sistemas que beneficiarão a cerca de 200 famílias de agricultores familiares em 24 comunidades da zona rural da capital. Os kits já foram entregues nos polos agrícolas de Matinha, Anajatíua e Calembe.
A secretária municipal de Segurança Alimentar, Fátima Ribeiro, cuja pasta articula ações conjuntas com a de Agricultura, discorreu em sua explanação sobre os avanços na área com a reestruturação do sistema e da logística para produção, comercialização e distribuição de alimentos às famílias em situação de insegurança alimentar.
Com relação à criação do Banco de Alimentos, Fátima Ribeiro ressaltou que estudos e pesquisas de campo já estão sendo concluídos para consubstanciar a criação da primeira unidade da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário