sexta-feira, 2 de outubro de 2015

CRIMINOSOS ASSALTAM BANCO, EXPLODINDO CAIXAS ELETRÔNICOS EM SANTO ANTÔNIO DOS LOPES DO MA, CONFIRA!

Por: G1 MA
Criminosos explodiram um caixa eletrônico do Banco do Brasil em Santo Antônio dos Lopes (MA) – a 317 km de distância da capital maranhense, região central do Estado –, na madrugada desta sexta-feira (2). O caso aconteceu por volta das 2h15.
Foram quase 10 homens que participaram da ação, conforme informou o 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM) da regional de Presidente Dutra, da mesma regional. Equipes de todos os BPMs próximos foram deslocados para Santo Antônio dos Lopes, a fim de reforçar a segurança e prender os suspeitos.
De acordo com uma testemunha, os criminosos chegaram a render um guarda municipal e outros três cidadãos, e fugiram em dois veículos em direção a um povoado.
Ainda segundo o 18º BPM, nenhuma quantia foi levada porque o caixa eletrônico não havia sido reabastecido.
Terceiro caso em menos de 24h
Nessa quinta-feira (1º), criminosos explodiram caixas eletrônicos nas cidades de Cajapió e Penalva, ambos localizados no norte do Maranhão, também pela madrugada. Nas duas cidades, os alvos dos ataques foram agências do banco Bradesco.
Em Penalva, a 13ª Companhia Independente (CI) da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) informou que os criminosos dispararam contra um transformador para interromper o fornecimento de energia elétrica na região da agência bancária para poder agir com tranquilidade. Até o início da manhã desta quinta-feira, a o fornecimento de energia não havia sido restabelecido.
Em nota enviada ao G1, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), por meio da Delegacia de Combate a Roubos a Instituições Financeiras (DCRIF), disse que deu início às investigações dos dois casos de explosão a caixas eletrônicos e que enviou equipe de polícia para reforçar as investigações da regional de Viana.
A SSP-MA informou ainda que vai averiguar as duas ações tiveram participação da mesma quadrilha.
Combate aos arrombamentos
Segundo o delegado responsável pelo DCRIF, Luís Jorge, os crimes têm ocorrido com frequência no Maranhão devido à facilidade que as quadrilhas têm em adquirir material explosivo. "O delegado avalia que a falta de fiscalização às empresas que comercializam os itens e armazenamento incorreto favorecem os roubos destes produtos. Com isso, as quadrilhas aproveitam para as investidas às instituições bancárias", diz a SSP-MA em nota.
O órgão garante que vem tentando combater os arrombamentos a caixas eletrônicos e agências bancárias com monitoramento e ação do Serviço de Inteligência da Polícia Civil, mas que a fiscalização a empresas que fornecem material explosivo é de competência do Exército Brasileiro.
Arrombamentos em 2015
De 1º de janeiro até o último dia 28 de setembro, o Sindicato dos Bancários do Maranhão (Seeb-MA) havia registrado 36 casos de arrombamentos a agências bancárias em todo o Maranhão.
O mapa atualizado de arrombamentos a bancos do G1, com informações do Seeb-MA, mostra que a região entre o litoral ocidental e a Baixada Maranhense é a que mais registrou casos de arrombamentos neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário