segunda-feira, 19 de outubro de 2015

MORADORES RECLAMAM DA PRECARIEDADE DOS FARÓIS DA EDUCAÇÃO NO MARANHÃO



POR: G1 Maranhão
A situação de abandono dos faróis da educação em bairros de São Luís tem causado revolta nos moradores e gera insegurança para os que residem nas proximidades das bibliotecas. O local que abrigava conhecimento, agora é um refúgio para vândalos e marginais.
No farol João Mohana, no Bairro de Fátima, os vidros da porta estão quebrados, as paredes estão pichadas e os prateleiras, derrubadas. Dentro a situação piora, pois o acervo está praticamente todo jogado no chão. Moradores lamentam a situação e comentam que a insegurança causa preocupação. "Inseguro demais, aqui fora e lá dentro. Ninguém suporta mais", reclamou a dona de casa Bárbara Cristina.
Outro farol que têm sido motivo de preocupação é o José Sarney, no bairro do Renascença. Na frente do local está uma placa informando que o prédio passou por uma reforma no ano passado. O custo das obras foi de mais R$ 67 mil, mas quem passa pelo local, diz que o farol serve apenas como abrigo de bandidos. "Ficam marginais aqui, usando drogas. Eles tomam as bolsas as mulheres. aqui é totalmente perigoso", revelou a dona de casa Eunice Silva.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) esclarece que o farol da educação do Bairro de Fátima e os demais faróis da região metropolitana, estavam desativados desde 2013 para reforma e reestruturação. A Seduc adotou medidas para a reativação imediata desses espaços de leitura, que ainda estavam com defasagem de acervo e falta de pessoal para garantir o funcionamento.
No que diz respeito à vigilância, a Secretaria de Educação do Estado informa que está providenciando a segurança patrimonial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário