terça-feira, 27 de outubro de 2015

FIM DA GREVE, BANCÁRIOS RETORNAM AS SUAS ATIVIDADES EM SÃO LUÍS.

Por: O Imparcial
Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e os bancos privados voltaram a funcionar normalmente. Apenas o Banco do Nordeste e Banco da Amazônia continuam em greve
Com o fim da greve dos bancários que durou 21 dias, varias agências resolveram abrir suas portas mais cedo nesta terça-feira, por conta das enormes filas que se formaram do lado de fora.
Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e os bancos privados voltaram a funcionar normalmente. Apenas o Banco do Nordeste (BNB) e Banco da Amazônia (Basa) continuam a paralisação e seguem com as negociações.
Márcio Roberto, 34 anos, foi um dos prejudicados pela greve dos bancários.
Ansiosos, muitos clientes correram para as agências bancárias para buscar serviços que não podiam ser realizados por vias alternativas como terminais eletrônicos, Internet Banking e telefone.
Márcio Roberto, 34 anos, foi um dos prejudicados pela greve dos bancários. Ele estava com débitos a pagar, porém, sem o cartão, ficou impossibilitado de utilizar os terminais eletrônicos. “Com o fim da greve, aproveitei logo o primeiro dia de funcionamento do banco para regularizar as dívidas”, disse.
Luciano Almeida, 42 anos, Aviador
O aviador Luciano Almeida, 42 anos, conseguiu utilizar os caixas eletrônicos durante a greve, mas mesmo assim, teve que comparecer à agência, pois não conseguiu realizar serviços mais complexos.
Já a estudante de medicina Laize Caldas teve que esperar o fim da greve para fazer uma tentativa de financiamento da casa própria. “Eu estava querendo financiar um imóvel, mas com os bancos fechados, isso só foi possível agora”, ressaltou a estudante.
De acordo com clientes que procuraram uma agência bancária no bairro do Renascença, a média de espera pelo atendimento foi de quarenta minutos.

Negociação

Na noite dessa segunda-feira, o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) decidiu em assembleia finalizar a greve em todo o estado, nos bancos privados e estatais, exceto Banco do Nordeste e Banco da Amazônia, e aceitar proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (FENABAN) que na última sexta-feira, dia 23, ofereceu reajuste de 10% sobre salários e de 14% sobre os vales alimentação e refeição dos bancários.
De acordo com clientes, a média de espera pelo atendimento foi de quarenta minutos.
De acordo com clientes, a média de espera pelo atendimento foi de quarenta minutos.

Greves em 2013 e em 2014

No ano passado, os bancários fizeram uma greve entre 30 de setembro e 06 de outubro. Eles reivindicavam reajuste salarial de 12,5%, além de piso salarial de R$ 2.979,25, PLR de três salários mais parcela adicional de R$ 6.247 e 14º salário.
A categoria também pedia aumento nos valores de benefícios como vale-refeição, auxílio-creche, gratificação de caixa, entre outros. A greve foi encerrada com 8,5% de reajuste nos salários e demais verbas salariais, de 9% nos pisos e 12,2% no vale-refeição.

Em 2013, a greve durou 23 dias, e só foi encerrada após os bancos oferecerem reajuste de 8%, com ganho real de 1,82%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário