sexta-feira, 9 de outubro de 2015

PREFEITURA DE SÃO LUÍS INICIA RECADASTRO DO BOLSA FAMÍLIA PARA MAIS DE DOZE MIL BENEFICIÁRIOS NESTA SEXTA (9)

Por: Agência São Luís
A Prefeitura de São Luís, convoca beneficiários do programa Bolsa Família para atualização cadastral, a partir desta sexta-feira (9), na sede da Semcas e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) das áreas Centro, São Francisco, Liberdade, Forquilha, João de Deus, Cidade Operária e Vila Nova.
Mais de 12.940 beneficiários estão sem atualizar os dados cadastrais há mais de dois anos e têm dois prazos máximos para o recadastramento. Até o dia 16 de outubro devem fazer a atualização 4.313 beneficiários. Quem não cumprir este prazo tem o benefício suspenso em novembro e o cancelamento em dezembro. Os demais, 8.630 famílias, têm que fazer a atualização até o dia 11 de dezembro, com o risco de ter o benefício suspenso em janeiro e cancelado em fevereiro de 2016, caso não proceda com o recadastramento.
"Quando o beneficiário deixa que o processo chegue ao cancelamento, ele perde a vaga e é substituído por outra pessoa. Neste caso, para reaver o direito ao benefício, precisa aguardar pela disponibilidade orçamentária do governo federal, uma vez que o teto para São Luís é de 80 mil pessoas para o programa Bolsa Família", esclarece o coordenador do Programa Bolsa Família pela Semcas, Cristiano Pereira.

ATENDIMENTO

A Semcas realizará uma triagem para atendimento apenas ao grupo de pessoas que recebeu a convocação de recadastro, via comprovante de saque ou cartas. Portanto, só as famílias que precisam fazer a atualização devem procurar o serviço neste período.
A Secretaria já executa o processo de descentralização do atendimento ao Bolsa Família em sete dos 20 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município, assim o público dessas áreas só terá atendimento para o recadastro nestes equipamentos sociais.
"A Semcas não fará atendimento aos beneficiários que moram nas áreas dos Cras já descentralizados. As pessoas devem procurar o Cras que contempla o bairro onde moram", orienta Cristiano Pereira.

DOCUMENTOS

É necessário levar original e cópia dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, carteira de trabalho e certidão de casamento (caso possua). Também deverá levar para a atualização a certidão de nascimento e cartão de vacina dos integrantes da família menores de 6 anos de idade, assim como a certidão de nascimento e declaração de matrícula escolar para quem tem de 7 a 17 anos.

ONDE FAZER O RECADASTRO

Semcas – Avenida Senador Vitorino Freire, n° 29, Edifício Cesário, Anel Viário/ Centro
Cras Centro – Rua Melvin Jones, n° 135 - Apicum
Cras São Francisco – Rua 02, n° 441/ São Francisco
Cras Liberdade – Avenida Luis Rocha, n° 1.578 - Praça da Liberdade-Monte Castelo
Cras Forquilha – Rua 04, n° 99, Qd. 41 - IV Conjunto Cohab
Cras João de Deus – Avenida Odylo Costa, filho, n° 27 - Parque Universitário-João de Deus
Cras Vila Nova – Rua Enoc Vieira, n° 6 -Vila Nova
Cras Cidade Operária – Avenida Oeste Interna, SN - Cidade Operária

Nenhum comentário:

Postar um comentário