segunda-feira, 5 de outubro de 2015

LANÇAMENTO DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA MARCA TODOS POR SÃO LUÍS NO COQUILHO

Por: Agência São Luís

O programa Todos por São Luís deste sábado (3), no Coquilho, zona rural do Município, foi marcado pelo lançamento da campanha Outubro Rosa, de prevenção contra o câncer de mama e colo do útero. O lançamento é fruto da parceria entre a Prefeitura e governo do Estado, que proporcionou pela primeira vez no programa os serviços da carreta da Mulher e o laboratório de exames de mamografia.
O prefeito Edivaldo participou da culminância do evento durante a manhã deste sábado, acompanhado da primeira-dama do Município e coordenadora geral do programa Todos por São Luís, Camila Holanda, pela secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto, e do secretário adjunto estadual de Saúde, Carlos Lula.
"Nós estamos iniciando oficialmente hoje aqui no Coquilho esta força-tarefa de ações, de sensibilização e mobilização, porque entendemos que os exames, a prevenção e o conhecimento são métodos eficazes e que devem ser disseminados. Estamos empenhados neste trabalho de conscientização e no cuidado integral da saúde feminina, durante a campanha do Outubro Rosa, mas também no dia a dia em nossa rede", comentou o prefeito Edivaldo.
O reforço da Carreta da Mulher, da Ouvidoria da Secretaria de Estado da Mulher, com a carreta de mamografia da Coordenadoria da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde, atraiu um grande número de mulheres da região. Os dois equipamentos do governo estão a serviço do programa Mulher Maranhense. Em São Luís, durante o Outubro Rosa serão realizadas atividades até o dia 31 de outubro quando acontecerá o encerramento da campanha na Avenida Litorânea. Até lá, devem acontecer ainda programação conjunta da Prefeitura e governo do Estado nos bairros Vila Nova, no dia 28; Hospital da Mulher, no dia 29, e na Cidade Operária, no dia 30.
Nesta primeira etapa da campanha Outubro Rosa, foram distribuídas senhas para mulheres com idade superior a 50 anos para realização de exames na carreta da mamografia. Na Carreta da Mulher, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) procederam atendimentos para exame preventivo (papanicolau), consulta clínica em geral, além das palestras sobre a prevenção do colo do útero e da mama, e esclarecimentos da Lei Maria da Penha.
"É mais uma gesto da Prefeitura no sentido de aproximarmos os serviços da administração municipal das populações. Este tem um significado especial pelo lançamento da campanha Outubro Rosa, parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura. Temos muito a agradecer ao governador Flávio Dino por essa parceria que tem dado bons resultados", disse a coordenadora Camila Holanda.

OUTROS SERVIÇOS

Os serviços de saúde foram bastante requisitados pela população. Afora os voltados para a mulher, a grande demanda foram para as consultas oftalmológicas. O Maranhão é um dos estados com cobertura mais baixa de mamografia no país. Segundo dados oficiais, a cobertura chega a apenas 7% da população alvo. Roseana de Jesus Santos, moradora da Santa Clara se inscreveu para realizar pela segunda vez o exame. "Acho muito bom o acesso que temos à consulta e exame. Da primeira que fiz, tive que esperar por vários dias para somente então fazer o exame que considero importante para toda mulher", disse a dona de casa de 32 anos.
Os moradores também contaram com serviços de estética e oficinas de capacitação; atendimentos jurídico e do Cras/Creas, nos quais receberam informações sobre Cadastro Único, recadastramento do NIS e orientações sobre o Bolsa Família. Também foi disponibilizada à população emissão de carteira de trabalho e do SUS.
Para as crianças, a Prefeitura ofereceu uma diversidade de atividades culturais, de esporte e lazer, como recreação, torneios de futebol, programa "Brincando nos Bairros", entre outras. O público infantil presente no evento também pode participar das rodas de leitura e artes, pintura em rosto, contamento de histórias, oficinas de desenho, dança, jogos e se divertir no Carro Biblioteca.
Além da comunidade do Coquilho, a edição do Todos por São Luís deste sábado atendeu moradores de cerca de dez comunidades da zona rural, como Andiroba, Mato Grosso, Cajupari, Cajupe, Santa Clara, Vila Conceição e Tajupuru, além do Coquilho I e II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário