quinta-feira, 15 de outubro de 2015

PREFEITURA AMPLIA ATENDIMENTO EM SAÚDE MENTAL NO CENTRO DE SAÚDE ANTÔNIO FARINA

Por: Agência São Luís
 
Familiares de pacientes atendidos no Centro de Saúde Dom João Antônio Farina, localizado no bairro do Filipinho, comemoram as melhorias no atendimento especializado ofertado. Um dos benefícios constatados pelos pacientes foi a reestruturação dos serviços, que tem garantido mais facilidade na marcação de consultas. O ambulatório integra a Rede de Atenção Psicossocial da Prefeitura de São Luís e, entre janeiro e setembro deste ano, já realizou cerca de 9 mil atendimentos a pessoas com transtorno mentais.
Segundo a diretora do Centro de Saúde Dom João Antônio Farina, Ednice Souza Veras, o atendimento ofertado aos pacientes e o apoio dado às famílias segue a mudança na política de saúde mental que vem sendo seguida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). "Temos registrado avanços positivos nesta área e as mudanças imprimidas no Centro Farina, que teve a oferta de serviço facilitada ao usuário e, hoje, atende um maior número de pessoas com qualidade, é um exemplo disso. Hoje vivemos aqui uma nova realidade", destacou.
A equipe de profissionais do Centro, que completou este mês 15 anos de fundação, é formada por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e farmacêuticos. No local são atendidos adultos e adolescentes, além de crianças, a partir dos cinco anos de idade. Os pacientes são encaminhados ao local por médicos da atenção básica. O espaço também passou recentemente por reforma em sua estrutura predial. 

ATENDIMENTO

"Temos percebido mudanças significativas no atendimento do Centro, facilitando muito o tratamento dos pacientes. Meu filho é atendido aqui a cada dois meses e agora, após uma consulta, já sei a data do retorno. Além do atendimento ao paciente, a família também recebe assistência dos profissionais que trabalham aqui", disse Adélia Silveira, mãe de um paciente tratado no Centro.
A dona de casa Maria de Jesus Ferreira aguardava consulta para o filho, de 7 anos. Ela contou que, por orientação da amiga Gislaine Silva, que já faz acompanhamento do filho de 9 anos com psicólogo que atende no Centro, resolveu também procurar ajuda para a criança, que tem apresentado mudança de comportamento.
"Há tempos percebo que meu filho tem dificuldade de concentração e é muito ativo. Sempre recebo reclamações da escola e ele não consegue acompanhar o conteúdo dado pelos professores. Então, minha amiga disse que aqui encontraria apoio e poderia ter uma avaliação do problema dele. Eu vim porque tive boas referências do atendimento", contou Maria de Jesus.
Gislaine Pereira, que estava acompanhando a amiga, revelou que nos últimos anos o atendimento no Centro de Saúde melhorou muito. Ela também apontou como principal mudança a nova forma de marcação de consulta. "Antes, a gente tinha que madrugar para garantir uma consulta aqui. Agora está mais organizado e sem muita espera", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário