quinta-feira, 2 de julho de 2015

PREFEITURA REALIZA MAIS UMA ETAPA DO PROGRAMA TODOS POR SÃO LUÍS NA VILA EMBRATEL E ADJECENTES!

 Por: Diego Emir
Mais de 40 mulheres moradoras da área da Vila Embratel participaram nesta quarta-feira (1º) do curso de bombons regionais promovido pela Prefeitura de São Luís como parte das ações do programa “Todos por São Luís”, cuja culminância no bairro será no próximo sábado (4). Também estão sendo ofertados à comunidade cursos de sucos alternativos, panificação, doces e salgados, de sorvete, além de oficinas de informática básica, artesanato em feltro e de bolsa com materiais reciclados.
Todo o trabalho é acompanhado pela primeira-dama, Camila Holanda, que coordena o programa. “Nossa proposta é que as comunidades tenham à disposição, durante toda a semana, o máximo de serviços possíveis, requisitados por elas. A Prefeitura leva ações de qualificação profissional, de saúde e serviços de assistência social, esporte e lazer e infraestrutura de forma ainda mais efetiva e direta a cada bairro”, explicou a primeira-dama.
Por determinação do prefeito Edivaldo, toda a programação é definida a partir de reuniões com a comunidade. Além da Vila Embratel, esta edição do programa vai beneficiar moradores dos bairros Sá Viana, Jambeiro, Riacho Doce, Piancó, São Benedito, Parque das Palmeiras e dos residenciais Piancó, Paraíso, Resende, América do Norte e Primavera.
A maioria dos participantes dos cursos são mulheres e adolescentes que não têm renda fixa e que veem nos cursos a oportunidade de se qualificar e aumentar a renda da família. É o caso da Laysy Bianca Ferreira, que participou do curso de bombons.
“Esta é uma oportunidade muito boa para ajudar as pessoas que não trabalham a ter uma renda. Agora vou poder fazer os bombons para vender e, com o dinheiro, já dá para comprar coisas para casa e para os meus dois filhos, ajudando assim nas despesas”, disse.
Ela também se interessou em participar do curso de panificação. “Aprendendo a fazer doces e salgados, eu posso até receber encomendas para festinhas de aniversário, o que seria muito bom”, completou.
Jaqueline Martins Lopes, que também participou do curso, destacou que ao levar os cursos para dentro da comunidade, a Prefeitura garante a muitas donas de casa a oportunidade de qualificação profissional. “Para muitas de nós, é difícil sair para outro local longe de casa para fazer uma qualificação, pois não temos com quem deixar os filhos. Aqui, pertinho, eles vêm com a gente e ainda se divertem olhando como os bombons são feitos”, observou.
A superintendente da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), Liliane Costa, contou que os cursos têm tido uma grande aceitação da população em todas as edições do “Todos por São Luís”. “A Secretaria de Segurança Alimentar tem participado de todas as edições do programa juntamente com a população neste momento de integração e mobilização e, acima de tudo, de oportunidade de aprendizado para a comunidade”, destacou a superintendente.

TODOS POR SÃO LUÍS

Em sua sétima edição, o programa “Todos por São Luís” é uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). Em todos os bairros por onde passou, o programa tem atraído um grande número de pessoas com a oferta diversificada de serviços nas áreas de saúde, capacitação, lazer e infraestrutura.
O dia D da ação acontece sempre aos sábados, mas já no início da semana o bairro beneficiado começa a receber as primeiras atividades do programa. “A definição de todas as ações é feita pela comunidade, daí o sucesso do programa em todos os bairros que já realizamos a ação”, destacou o coordenador executivo do programa, Ariovaldo Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário