sexta-feira, 3 de julho de 2015

LANÇADOS EDITAIS PARA BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO

 Por: G1
Estão abertos os editais Bolsas de Mestrado e Doutorado, Bolsas de Iniciação Científica e Concurso de Selos Comemorativos da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). As regras estão disponíveis no site da instituição.
Os estudantes de pós-graduação "stricto sensu" do país e do exterior podem concorrer ao edital de Bolsas de Mestrado e Doutorado, enquanto que a chamada para Bolsas de Iniciação Científica é voltada às instituições de ensino superior privadas e sediadas no Maranhão.
A novidade no edital Bolsas de Mestrado e Doutorado é a inclusão de uma cláusula, com base em portaria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que permite o exercício da docência até 20 horas semanais, desde que devidamente autorizada pelo orientador do aluno, atestando que não há prejuízo para pesquisa nem para o trabalho que está sendo desenvolvido.
As chamadas públicas fazem parte do pacote de 43 editais que serão lançados pela fundação até o final deste ano.

Selos

O edital para criação dos selos comemorativos prevê um prêmio de R$ 2.500,00 aos trabalhos vencedores. Os selos serão lançados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que, este ano, acontecerá entre os dias 19 a 25 de outubro.
A chamada pública ficará aberta até o dia 31 de agosto e tem o objetivo de promover as aptidões e estimular o crescimento profissional por meio da linha de ação "Popularização da Ciência" e no âmbito do programa "Mais Divulgação'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário