segunda-feira, 6 de julho de 2015

PREFEITURA CONTABILIZA DISTRIBUIÇÃO DE MAIS DE 138 MIL ITENS PARA CONTROLE DIABÉTICO EM 2015


A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), contabiliza a distribuição gratuita à população de 138.407 itens para o controle de diabetes, entre janeiro e abril deste ano. Entre os materiais distribuídos, estiveram caixas de tiras de reagentes, para testes do controle da glicemia, seringas, agulhas do tipo caneta para aplicação de insulina, dentre outros.
A titular da Semus, Helena Duailibe, destaca o papel da pasta no controle do diabetes na capital maranhense. "É uma determinação do prefeito Edivaldo a manutenção das ações, nas unidades e centros de saúde, de controle desta doença. Por meio do reforço das equipes de assistência e dos programas específicos para o combate a esta enfermidade, é possível atingir resultados satisfatórios, conforme orientação do Ministério da Saúde", afirmou.
A lanceta para punção capilar é um dos materiais mais requisitados no tratamento do diabetes. Ela é utilizada para punção de amostra de sangue capilar das pontas dos dedos ou lóbulo das orelhas, durante a verificação da taxa de açúcar no organismo. No total, segundo a Semus, somente nos quatro primeiros meses deste ano, 56.721 lancetas foram distribuídas.
Em relação às seringas ofertadas, foram entregues à população 22.200 com capacidade de 30 unidades de insulina, 37.200 com capacidade de 50 unidades de insulina, e outras 14.330 com capacidade de 100 unidades de insulina. Além da distribuição de materiais para o controle diabético, o Programa de Educação em Diabetes da Semus repassa periodicamente às unidades de saúde da capital maranhense medicações com base em orientação técnica do Ministério da Saúde (MS). Dentre elas, estão a glibenclamida e a metformina.
Os cidadãos também podem ser atendidos por meio dos programas de controle do diabetes nas unidades de referência na cidade. Para outras informações, basta ligar para o (98) 3214-7300 e buscar atendimento na Coordenação de Saúde do Adulto da Semus.

LOCAIS DE ATENDIMENTO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM DIABETES

1. Unidade Mista do Bequimão
2. Centro de Saúde Amar (na Vila Fialho)
3. Centro de Saúde Pirapora
4. Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa
5. Centro de Saúde Vila Janaína
6. Pronto Socorro do Anil
7. Centro de Saúde da Liberdade
8. Centro de Saúde de Fátima
9. Centro de Saúde Turu II

Nenhum comentário:

Postar um comentário