terça-feira, 14 de julho de 2015

BEBÊ MORRE APÓS DOIS MESES DE LUTA CONTRA RARA SÍNDROME CARDÍACA

Por: G1 MA
Morreu nesta segunda-feira (13), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo (SP), Luis Eduardo Carvalho Souza Filho, de quase três meses, tendo ficado internado por dois meses na casa de saúde. A morte da criança foi decorrente de duas paradas cardíacas.
Dudu, como era carinhosamente chamado pela família, sofria de uma doença congênita chamada de Hipoplasia do coração esquerdo. Os portadores dela já nascem apenas com a metade do coração, no caso sem o lado esquerdo. A doença, que atinge uma a cada cinco mil crianças, só foi descoberta quando o garoto nasceu, segundo informou ao G1, Renaura Mota, tia da criança.
O garoto estava internado desde o fim de abril no hospital da capital paulista e a família chegou a entrar com ação na Justiça para que o governo do Maranhão viabilizasse o tratamento.  Rutterran Martins, tio do garoto, agradeceu as orações pela vida do sobrinho em uma conta de rede social.
“Dudu sei que você está nos braços de Deus, obrigado a todos que oraram por este anjo, obrigados a todos que nos deram forças durante esses meses de luta, tudo que podia ser feito foi feito. Deus quis ele ao seu lado. Obrigado meu Deus pela oportunidade de lutar pela vida, Dudu cumpriu sua jornada na terra”, escreveu Rutterran Martins.

Complicações e falecimento

Na tarde de domingo (12), a criança teve algumas complicações no quadro clinico e pirou ocasionado por uma infecção oportunista. O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo (SP), mas até agora não houve resposta.
“Ele estava com a doença no coração, estava se recuperando, mas pegou uma bactéria na UTI, muito resistente. Essas duas semanas foram muito difíceis. Ele teve duas paradas cardíacas ontem (domingo) e os médicos já pediram para a família se preparar para o pior. Hoje amanheceu muito inchado e infelizmente não resistiu”, afirmou Rutterran ao G1.
No próximo dia 22, Dudu completaria três meses de vida.

Luta na Justiça

Com apenas um mês de vida, o pequeno “Dudu” foi diagnosticado com má-formação cardíaca e por não existir tratamento no Maranhão teve a necessidade de ser internado em um ala particular do hospital em São Paulo para ser tratado. Com a família não possuía condições de arcar com o tratamento, os pais ajuizaram ação na Justiça pedindo que o Estado pagasse o tratamento.
O governo do Maranhão recorreu à Justiça para tirar a criança do hospital particular e transferi-la para a rede pública. Nem mesmo o parecer do médico sobre o risco de morte da criança impediu que o governo recorresse da decisão.
Na época, o tratamento da criança foi considerado pelo governo maranhense como uma “conta” que ultrapassava os R$ 2 milhões, sendo considerado inviável.
O advogado da família, que também é tio da criança, dedicou as últimas semanas exclusivamente para tentar manter o atendimento em São Paulo. A Justiça foi favorável a manutenção do tratamento do jovem Dudu em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário