quarta-feira, 9 de março de 2016

Todos por São Luís Mulher movimenta Praça Deodoro com serviços voltados ao público feminino



As ações do "Todos por São Luís" Mulher, promovidas pela Prefeitura de São Luís, movimentou a Praça Deodoro na tarde de terça-feira (8), data de comemoração do Dia Internacional da Mulher. Durante toda a tarde, foram realizadas consultas médicas em especialidades como ginecologia, odontologia e clínico geral e exames preventivos na Carreta da Mulher. A ação foi realizada em parceria com o governo do Estado.
No local, as mulheres atendidas tiveram acesso ainda a vacina contra Hepatite B, Febre Amarela, Tétano, HPV, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação antropométrica e outros serviços. A ação continuará nesta quarta-feira (9) a partir das 14h.
Segundo a coordenadora do projeto Todos por São Luís, a primeira-dama Camila Holanda, a Prefeitura de São Luís não poderia deixar de fora uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher. "Preparamos essa programação aqui na Deodoro, que continua na quarta-feira. Eu convido as mulheres para vir à Praça Deodoro onde temos oficinas, palestras sobre a Lei Maria da Penha e exames preventivos. Nós agradecemos o apoio do governo do Estado, a sensibilidade do governador, Flávio Dino, de unir força com a Prefeitura para elevar esses benefícios para a nossa cidade ", destacou Camila Holanda.
MARÇO LILÁS
Durante o mês de março, segundo informou a primeira-dama, a Prefeitura de São Luís apoiará a campanha Março Lilás, do Hospital Aldenora Bello, que tem como objetivo alertar, sensibilizar e conscientizar as mulheres da necessidade de se prevenir da doença. "Estamos também nos dias 12 e 19 no Hospital Aldenora Bello, levando mulheres da zona rural para fazer o exame preventivo e para participar palestras e oficinas, ministradas pelo corpo técnico da rede municipal de Saúde", contou Camila. O Hospital da Mulher também realizará uma ação especial para a realização do exame preventivo no próximo sábado.
A dona de casa Nadir Silva Serra elogiou a iniciativa da Prefeitura de levar para praça serviços voltados para as mulheres. "Por aqui, passam milhares de mulheres todos os dias, então é um ótimo local para realizar a ação", disse ela, enquanto esperava para ser atendida na Carreta da Mulher. "Estava já algum tempo querendo fazer o preventivo, com a facilidade de hoje vou logo fazê-lo e saber se está tudo bem com a minha saúde", completo Nadir.
OUTROS SERVIÇOS
Na Carreta da Mulher, também foram realizadas palestras sobre a prevenção do colo do útero e da mama, e prestados esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha. Ainda na área de saúde foram distribuídos preservativos, material educativo sobre tuberculose, hanseníase, combate ao trabalho infantil, preservação ambiental e laboratório de Dengue.
A Secretaria Municipal de Orçamento Participativo (Semop) também está participando da ação, orientando as mulheres sobre seus direitos, os avanços já alcançados ao longo dos anos. A Defesa Civil também montou barraca na praça e, por meio de apresentação com bonecos de fantoche, está mostrando as crianças qual o trabalho realizado pelo órgão.
Integrou ainda na programação a realização de 10 oficinas nas áreas de confecção de bijuterias, agendas, carteiras e caixas de presentes e outras. As mulheres que passaram pelo local também puderam participar de uma sessão que incluiu massagem, limpeza de pele, maquiagem e penteados. "Eu nunca tinha feito uma limpeza de pele daí estava passando pela praça e vi o movimento e aqui estou eu me embelezando", disse a dona de casa Ilma Ferreira, que mora no bairro da Liberdade.
Na área cultural, foram realizadas exposições, feiras, apresentações culturais e aulão de aeróbica. A distribuição de sopão encerrou o evento já por volta das 19h. Os vereadores Pavão Filho, Lisboa e Osmar Filho prestigiaram o evento, que também recebeu a visita da Secretária Estadual da Juventude, Tatiana Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário