sábado, 5 de março de 2016

Prefeitura participa da campanha Março Lilás com ações preventivas contra o câncer do colo do útero


Por Agência São Luís de Notícias
A Prefeitura de São Luís participou na manhã deste sábado (5) da campanha "Março Lilás", lançada pelo Hospital Aldenora Belo, com ações para prevenir e orientar sobre o câncer do colo do útero. Para garantir um maior alcance da campanha, a Prefeitura levou ao hospital mulheres e adolescentes da comunidade de Coquilho, Zona Rural de São Luís, que realizaram exames preventivo, foram vacinadas contra HPV e participaram de palestras, oficinas e orientação sobre como se prevenir da doença.
No Maranhão, o câncer do colo uterino ocupa o primeiro lugar nas causas de câncer e de morte entre às mulheres. O câncer de colo uterino é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres de todo o mundo, assim como também no Brasil. Sua maior incidência ocorre entre mulheres, na faixa etária entre 45 e 49 anos. Segundo órgãos área da Saúde, o monitoramento sistemático e o tratamento de lesões precursoras possam reduzir a mortalidade pela doença em 80%.
"A Prefeitura de São Luís está dando total apoio ao Hospital Aldenora Bello na campanha "Março Lilás". Nós conseguimos na rede do município de São Luís cem vacinas contra o HPV. Participamos com oficinas, enquanto as mulheres aguardam para realizar o exame. Também preparamos um café da manhã para elas. Estamos conscientizando e despertando nas mulheres a importância do cuidado com a saúde e a prevenção para evitar o câncer do colo do útero", disse a primeira-dama e coordenadora do Programa Todos por São Luís, Camila Holanda, que esteve na manhã de sábado no hospital acompanhando a realização da ação.
 Além das ações no Hospital Aldenora Bello, que contam com o apoio da Prefeitura de São Luís durante toda a campanha "Março Lilás", as Unidades Básicas de Saúde oferecerão, até o dia 31 de março, atendimento prioritário as mulheres que necessitam fazer o exame ginecológico preventivo. "Estaremos também realizando atendimentos as mulheres nos dias 8 e 9 na Carreta da Mulher, na Praça Deodoro e no Hospital da Mulher, que já realiza esses exames periodicamente, todos os dias. Eu convido as mulheres da nossa cidade a se prevenir, se cuidar e estarem conosco nesses momentos", completou a primeira-dama, que estava acompanhada da assessora Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, da Prefeitura, Thaizia Ramalho e da equipe de trabalho do programa Todos por São Luís.
Ano passado foram registrados 550 novos casos desse tipo de câncer no Maranhão. Apesar dos dados, o câncer de colo uterino é um dos cânceres com maior potencial de prevenção, pois está associado à infecção pelo vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), uma infecção que pode ser evitada, acompanhada e tratada ainda em fases iniciais, segundo destacou a diretora do Aldenora Bello, Rachel Cosseti.
PREVENÇÃO
Assim como as campanhas "Outubro Rosa" e o "Novembro Azul", o "Março Lilás" veio para reafirmar a importância da prevenção do câncer, especialmente o câncer do colo de útero, um dos tipos mais agressivos. "As mulheres precisam ser conscientizadas desde cedo da necessidade de prevenção, da vacina contra o HPV e da realização de exames periódicos que podem diagnosticar precocemente a doença", esclarece Rachel.
Para a aposentada, Nazilde Martins, de 74 anos, que mora no Coquilho, a campanha é uma boa oportunidade para saber se está tudo bem com a saúde. "Aqui a gente é logo atendido, melhor que marcar uma consulta e ficar esperando ainda dias para ser atendido e fazer o exame", disse. Sandra Maria Nascimento, de 42 anos, cinco filhos, contou que está com o preventivo atrasado. Quando soube da campanha tratou logo de fazer o exame. "A gente fica mais tranquila quando está com os exames em dia", disse. Ela também destacou a importância das palestras que alertam as mulheres para os principais sinais e sintomas da doença.
As medidas de prevenção são simples. Todas as mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas com idade de 25 a 59 anos devem fazer o exame preventivo (Papanicolaou). A vacina HPV, que previne infeção pelo principais tipos de HPV podem ser encontradas nos postos de saúde para meninas de 9 a 13 anos que devem tomar três doses para uma maior eficácia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário