quinta-feira, 17 de março de 2016

Prefeitura reforça ações prioritárias na área de segurança escolar e valorização dos professores


Por Agência São Luís de Notícias

O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, concedeu entrevista ao programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM, na manhã desta quarta-feira (16), oportunidade na qual pontuou ações prioritárias para a educação municipal. O secretário destacou, entre outros temas mais abordados durante a entrevista, a continuidade do diálogo com os professores da rede municipal de ensino e as providências que estão sendo tomadas para dar mais segurança às escolas, principalmente no período noturno.
Sobre as conversações que tem mantido com os docentes, o secretário Moacir Feitosa afirmou que o diálogo vem sido conduzido de forma respeitosa e permanente, para que, juntos, a administração municipal e a categoria possam encontrar os melhores caminhos para atender às reivindicações feitas pelos docentes. Segundo ele, para estreitar ainda mais o relacionamento com os professores foi estabelecida, inclusive, a realização de uma reunião semanal para avançar na solução das questões pertinentes à categoria.
"Os direitos estatutários dos docentes estão sendo respeitados. Já solucionamos as questões referentes à Gratificação de Difícil Acesso, às progressões verticais e horizontais e às cobranças de previdências sobre férias do professor, para que os valores sejam implantados ainda na folha de abril próximo", afirmou o secretário.
Com relação à reivindicação sobre o reajuste salarial, Moacir Feitosa ressaltou que o assunto já está em andamento e que na próxima semana a Prefeitura deverá apresentar aos representantes do sindicato da categoria e, posteriormente, aos professores a proposta de reajuste do Município.
Ainda sobre a abertura do diálogo com os professores, Feitosa disse ainda que foi criada também uma comissão permanente de negociação com membros indicados pela categoria, para discutirem outras reivindicações importantes como a organização do Conselho Municipais de Educação e do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o Fundeb. "Até o final deste mês, esses importantes instrumentos de controle social estarão organizados e funcionando plenamente", frisou ele sobre as ações da gestão do prefeito Edivaldo na área da Educação.
SEGURANÇA ESCOLAR
Questionado por ouvintes da rádio sobre a questão da segurança nas escolas, o secretário explicou que todas as providências estão sendo tomadas para coibir as ações de violência perpetradas contra as escolas. "Já foi homologado o processo de licitação e encaminhado para publicação no Diário Oficial o extrato relativo ao contrato que vai ser feito com a empresa que fará a vigilância nas escolas. Além disso, vamos discutir com essas empresas a distribuição dos vigilantes e definir a forma de trabalho a ser executado nas unidades, para propiciarmos mais segurança a nossa comunidade escolar e ao patrimônio público", disse.
Ainda sobre a segurança, o secretário informou que esse trabalho será realizado em consonância com a o sistema de segurança pública do estado, em ações articuladas com o Grupamento Municipal de Segurança Escolar. O grupamento é coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc).
Ele informou ainda que vão ser adotadas na área da segurança escolar, a exemplo da contratação de agentes administrativos para realizarem, durante o dia, o trabalho de acolhimento, orientação e controle de quem entra e sai nas escolas. A contratação também será realizada por meio de licitação pública. O trabalho reforçará as demais ações voltadas à segurança nas unidades de ensino.
"Estamos trabalhando com algumas prioridades e uma delas é a segurança nas escolas. Também estamos providenciando o suporte necessário para que nossas unidades de ensino tenham todas as condições estruturais e pedagógicas para atender dignamente à comunidade escolar", concluiu o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário