terça-feira, 22 de março de 2016

Prefeitura de São Luís leva estudantes para participar do dia D em defesa do Programa Mais Educação


Por Agência São Luís de Notícias

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com as secretarias municipais de Educação de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e o governo do Estado, realizaram na última sexta-feira (18), o dia D em Defesa da Educação Integral com diversas atividades esportivas e culturais na Praça Nossa Senhora da Luz, em Paço do Lumiar. O objetivo da ação é fortalecer as ações do Programa Mais Educação e estimulando a educação em tempo integral nas escolas de todo o país.
O secretário de Educação de São Luís, Moacir Feitosa, destacou que o evento buscou valorizar a educação integrada. "Por meio do programa Mais Educação, os estudantes da rede municipal de São Luís tem acesso ao acompanhamento pedagógico e a atividades esporte, lazer, cultura, arte e educaçao ambiental. Isto é, além de terem ampliado o seu tempo de permanência na escola, uma vez que essas atividades acontecem no contraturno escolar, os adolescentes tem acesso a uma variedade de conhecimentos que agregam valor à sua formação, na perspectiva na educação integral, que atende ao estudante como um todo", destacou.
Segundo o titular da Semed, o Mais Educação tem marcado positivamente a gestão do prefeito Edivaldo em São Luís, integrando alunos como protagonistas do processo educativo. Até o final do ano passado, a Prefeitura já contabilizava cerca de 24 mil adolescentes atendidos, em 92 unidades de ensino da capital. "É um programa que conserva o gosto dos estudantes pela educação. Eles se tornam protagonistas da sua própria aprendizagem e podem sugerir oficinas. Além da oportunidade de formação, temos alcançado bons resultados no que diz respeito à queda dos índices de evasão escolar e de reprovação", detalhou.
EDUCAÇÃO INTEGRAL
Outro benefício do programa é o estreitamento das relações entre a escola e a comunidade. Por meio das atividades do Mais Educação, a escola passa a ser inserida na cultura local, uma vez que as aividades do prorama podem ser realizadas também em espaços comunitários vizinhos à escola. O comitê territorial metropolitano, responsável pela mobilização da últma semana, organizou várias atividades, como apresentações teatrais e de números musicais, demonstração de caratê e judô e oficina de vôlei. 
Matheus Figueiredo, 14 anos, estudante do 9º ano do ensino fundamental da Unidade de Educação Básica (U.E.B) Maria Rocha (Areinha) aprovou a progrmação. "Gosto demais das atividades que fazemos através do Programa Mais Educação, é enriquecedor e incentiva que fiquemos na escola. As apresentações de todas as escolas estão bem legais, estamos aproveitando bastante", contou Matheus.
Ana Elyne Ferreira, 16, disse que a apresentação que chamou mais sua atenção foi a peça sobre preservação da natureza. "Muito bom ver jovens engajados em atividades de preservação da natureza. A oportunidade foi ótima porque através da peça aprendi um pouco mais sobre o desmatamento e aquecimento global. Fiquei encantada com a habilidade deles em explicar tão bem o tema", ressaltou a estudante.
Depois das apresentações musicais e de peças teatrais, atividades esportivas e muita animação, as crianças ainda tiveram ânimo para participar de leitura e contação de histórias do Carro-Biblioteca. O projeto desenvolvido pela Prefeitura de São Luís possibilita às crianças desenvolver a imaginação e a criatividade por meio da leitura. Para Samara Beatriz da Conceição, 10, as atividades realizadas pela equipe do Carro-Biblioteca foram muito divertidas. "Gostei bastante. As histórias das princesas são minhas preferidas", afirmou
A Superintendente do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de São Luís, Arsênia Pereira Sousa, que representou no ato o secretário de educação, Moacir Feitosa, avaliou que é possível mudar para melhor a educação do país. "O programa Mais Educação é hoje o principal indutor de políticas de educação integral no país. Além das questões pedagógicas, o programa trabalha a socialização e atividades de equipe, oferecendo atividades diversas e fazendo com que os estudantes fiquem mais tempo na escola e se mantenham interessados nas atividades", completou.
SAIBA MAIS
O Programa Mais Educação é uma iniciativa do Governo Federal, instituído pela Portaria Interministerial Nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário