domingo, 20 de março de 2016

São Luís intensifica ações de prevenção ao câncer do útero



Por Agência São Luís de Notícias

Em mais um sábado de prevenção contra o câncer de colo de útero, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), uniu-se à Fundação Antônio Jorge Dino na campanha "Março Lilás", que está disponibilizando às mulheres a oportunidade de realizar exames preventivos. No Hospital Aldenora Belo foram realizados diversos atendimentos, oficinas e vacinação contra o HPV. Desta vez, a Prefeitura levou ao hospital mulheres da comunidade do Taim, zona rural de São Luís, que participaram das ações da campanha.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, considera a campanha de grande importância. "O papanicolau é um exame simples, feito rapidamente e que pode ajudar a descobrir não apenas o câncer de colo de útero, mas outras infecções que colocam a saúde da mulher em risco e precisam ser tratadas", afirmou.
Silvana Santos, de 48 anos, chegou cedo para participar da campanha. Ela disse que há dois anos não fazia o exame preventivo. "Uma vizinha teve câncer de colo de útero e vi todo o sofrimento dela; por isso, fico vigilante com a minha saúde", afirmou a dona de casa que elogiou a iniciativa do Março Lilás.
Todas as mulheres que procuraram o hospital realizaram o papanicolau, exame preventivo que pode detectar a presença de células pré-malignas ou cancerosas antes mesmo dos primeiros sintomas do câncer aparecerem.
REDE MUNICIPAL
Toda a rede municipal de saúde está envolvida na campanha, com a oferta do preventivo nas unidades básicas e o atendimento especializado no Hospital da Mulher, que é referência em São Luís para diagnóstico, acompanhamento e tratamento em problemas que atingem o público feminino.
Durante a campanha "Março Lilás" as pacientes que procuram o Hospital da Mulher estão tendo também a oportunidade de participar de palestras de educação em saúde e oficinas que reforçam a necessidade de prevenir o câncer. "Estamos aproveitando o mês de março para despertar nas mulheres a rotina de prevenção e a adoção de hábitos mais saudáveis; além de levar a elas informações sobre os serviços que disponibilizamos", explica a diretora do Hospital da Mulher, Natália Mandarino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário