quinta-feira, 10 de março de 2016

Prefeitura de São Luís promove ação preventiva no Dia Mundial do Rim


Por Agência São Luís de Notícias

A Prefeitura de São Luís realiza nesta quinta-feira (10), uma ação de prevenção à doença renal crônica (DRC), como parte das atividades do Dia Mundial do Rim, no Shopping da Ilha (Maranhão Novo), das 10h às 22h. As atividades, orientadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), incluem teste de glicemia e verificação de pressão arterial; além de orientações sobre condutas que devem adotadas para prevenir as doenças do rim.
A coordenadora do Programa de Controle da Hipertensão e do Diabetes da Semus, Ana Patrícia Mota, explica que o Dia Mundial do Rim foi instituído para chamar a atenção para a necessidade de prevenir e tratar a DRC. "Cerca de 10% da população mundial sofre de algum tipo de doença renal, por isso, é muito importante conscientizar sobre o que pode desencadear problemas no rim. A hipertensão arterial e o diabetes são as causas mais comuns de doenças renais crônicas", diz.

PREVENÇÃO
Em São Luís, a prevenção dos fatores de risco para a DRC é uma das prioridades da gestão do prefeito Edivaldo, que disponibiliza o Programa de Controle da Hipertensão e do Diabetes em 54 unidades básicas de saúde, com ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e distribuição de medicação e tiras reagentes para teste de glicemia. A Semus também desenvolve o Programa de Educação em Diabetes, nos centros de saúde Amar (Vila Fialho), Liberdade, Pirapora, Vila Janaína, Turu II, João Paulo, Clodomir Costa (Anjo da Guarda) e bairro de Fátima; nas Unidades Mistas do Bequimão e São Bernardo, e no Posto de Saúde do Anil, onde realiza acompanhamento mais individualizado a pacientes diabéticos insulinizados.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe destaca a importância destas ações para reduzir a incidência de doenças renais na capital maranhense. "Esse é um problema que pode afetar pessoas de todas as idades, e além dos serviços nas unidades, é fundamental aumentar a informação sobre os fatores que colaboram para prevenir os problemas renais", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário