segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

VÁRIOS GOVERNADORES, BEM COMO FLÁVIO DINO, FORAM FINANCIADOS POR MINERADORAS RESPONSÁVEIS POR TRAGÉDIAS

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), além de receber doações das empreiteiras OAS, UTC, além da empresa JBS, recebeu também milhões das mineradoras Vale Minas do Azul e Mineradora Corumbaense, ambas são subsidiárias da gigantesca Vale.

A Vale e suas subsidiárias distribuíram, por meio de doações oficiais e legalizadas um total de R$ 82,2 milhões a deputados, senadores, governadores em 2014.

Além de Flávio Dino, a Vale financiou a campanha de mais seis governadores que foram eleitos em 2014. A “parceria” da mineradora em campanhas políticas só não ocorreu em 2018, por causa da proibição de doações a políticos, aprovada na minirreforma política.

A Vale S.A junto às grandes empreiteiras, tais como OAS e UTC, foram as maiores financiadora de campanha em 2014, que só perdeu em cifras para a JBS, do corruptor e corrupto confesso, Joesley Batista, mega empresário que delatou todo esquema de financiamento de campanha. Todas estas empresas doaram à campanha do governador do Maranhão no pleito de 2014.

Estas doações a políticos carregam sem dúvidas o sangue das vítimas dos crimes cometidos pela mineradora em Mariana e Brumadinho, que além de “vista grossa” nas liberações de seus licenciamentos ambientais e fiscalizações nas operações da mineradora Vale, as votações políticas eram sempre em favor da Vale e suas subsidiárias.

Estes financiamentos para quem era para manter o rigor da legislação, fiscalização de barragens e consequente desativação como os de Mariana e Brumadinho, são sem sobra de dúvidas, uma das causas da tragédia.

Por Zonas de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário