sábado, 2 de fevereiro de 2019

DENÚNCIA: HOSPITAL DE COROATÁ TAMBÉM ENFRENTA SÉRIAS CRISES E FUNCIONÁRIOS RECEIAM SEU FECHAMENTO

Mais um agravante na saúde pública do nosso estado! O Hospital de Coroatá, que fará 7 anos em agosto, está passando por sérias crises e há indícios de que também está prestes a fechar. 



O Blog Athenas Maranhense recebeu denúncias de que o Hospital Macroregional de Coroatá está sendo tratado à margem, e é só mais um sintoma de que a saúde está a beira de um colapso!  

O Hospital de Coroatá hoje está sem anestesista, pois o mesmo entregou o cargo devido à queda substancial nos valores do plantão (honorários), e também à tentativa de gambiarra da Secretaria Estadual de Saúde, que propôs dois anestesistas de dia e um de noite, sendo que antes eram dois em cada turno. Essa mesma proposta (redução de honorários e dois médicos de dia e um a noite) foi entregue para a cirurgia geral, que também manifestou a vontade de entregar o cargo, pois com essa gambiarra, quem sofrerá mais é a população que precisa de um atendimento digno, sem falar que dificulta muito o trabalho de toda a equipe médica, enfermeiros e corpo técnico. 

O médico relata que para abrir a barriga de um paciente, sendo que não tem hora para ter atendimento de emergência, se for a noite, só um cirurgião não tem como dá conta, e nessa questão, os médicos estão amparados por lei, pois o CRM diz que é preciso ter dois cirurgiões em uma cirurgia, e sendo somente um, o risco de óbito do paciente é muito grande. 

Outra denuncia que o médico faz é sobre a UTI Neo Pediátrica (atende crianças recém-nascidas e crianças até 12 anos). A equipe dessa UTI também não aceitou as reduções em valores e de profissionais plantonistas. Pela lei, um médico só pode dar conta de 10 leitos de UTI Neo Pediátrica, no entanto a proposta da SES é manter só um médico com 13 leitos de UTI, o que é inconcebível um médico ir contra a lei. Os mesmos tentaram negociar, mas a secretaria não aceitou outra proposta. Como não houve acordo, a equipe de UTI Neo Pediátrica já anunciou que irá entregar os cargos dia 7 de fevereiro, e pelo visto, não tem ninguém para substituí-los, pois os médicos da UTI normal não podem suprir essa necessidade, devido não serem especializados para atender crianças. 

Além de tudo isso, falta água, limpeza, comida, e há racionamento de serviços. Tá uma loucura! Diz o denunciante, o qual teme a situação piorar, o que parece ser uma ação forçada do governo comunista de Flávio Dino, para que os médicos abandonem e finalmente o hospital feche as portas, simplesmente porque quem abriu o hospital foi Roseana Sarney, configurando assim, perseguição política, o que é totalmente sem nexo essa perseguição de Dino aos Sarney´s, pois o comunista foi reeleito. 

Fica aqui a nossa denúncia e o nosso profundo descontentamento com tudo que vem ocorrendo na gestão do nosso governador, principalmente no que tange à saúde pública do nosso Maranhão.

Abaixo, uma nota do Hospital Universitário, que também está sentido os efeitos do colapso na saúde, devido à carência nos hospitais dos interiores:


Nenhum comentário:

Postar um comentário