sexta-feira, 15 de maio de 2020

RESULTADO DO LOCKDOWN NÃO APARECE E SISTEMA DE SAÚDE DE SÃO LUIS FICA EM ALERTA VERMELHO

Durante a semana de lockdown, um dos principais debates estava em torno da diminuição ou não dos casos na Região Metropolitana.
Alguns entendiam que devido a uma redução de novos casos registrado nos últimos boletins, poderíamos ter tido um efeito imediato do lockdown. No entanto, alguns, mais categóricos e baseados em dados, afirmavam que o número de testes haviam diminuídos, logo implicariam na diminuição de casos novos.
Só que um dado preocupante, pode confirmar que os números de casos seguem aumentando na Região Metropolitana, novamente, o quase colapso dos leitos públicos estaduais exclusivos para a Covid-19.
Durante a pandemia, chegamos a ter a ocupação de mais de 98% dos leitos de UTI e quase 89% de leitos clínicos na Região Metropolitana. O Governo do Maranhão conseguiu viabilizar mais leitos, as taxas de ocupação baixaram, chegando a ficar próximo de 85% tanto nos leitos de UTI quanto clínicos.
No entanto, o boletim divulgado na quinta-feira (14) mostra que a ocupação subiu rapidamente e voltamos a ficar próximo de um colapso. A taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 96,02%, enquanto que a de leitos clínicos está em 93,72%.
Ou seja, como este Blog costuma sempre dizer: contra números, não existem argumentos.
Por Jorge Aragão

Nenhum comentário:

Postar um comentário