sábado, 16 de maio de 2020

FORAM RETIRADAS 80 MIL TONELADAS DE MINÉRIO DE FERRO DO NAVIO ENCALHADO NO MARANHÃO

A Marinha do Brasil informou por meio de nota na noite desta quinta-feira (14) que já foram retiradas cerca de 80 mil toneladas de minério de ferro do navio mercante Stellar Banner, de propriedade da empresa Polaris, que está encalhado há mais de dois meses na costa do Maranhão.
Segundo a Marinha, a operação segue para que mais 60 mil toneladas de minério de ferro sejam removidas do navio e em seguida, tenha início a fase de reflutuação da embarcação.
Segundo a Marinha, o Stellar Banner “continua estável, assentado no leito marinho. Os órgãos e empresas envolvidas continuam envidando o máximo de esforços e recursos possíveis, visando solucionar o ocorrido com brevidade, e sempre atendendo as normas e legislação em vigor, priorizando a salvaguarda da vida humana no mar, a proteção do meio ambiente e segurança da navegação”.
A Marinha disse que a operação tem a sua supervisão por meio do Navio de Apoio Oceânico Iguatemi, responsável pela execução do Plano de Reflutuação e Salvatagem, “aprovado pelo Comando do 4º Distrito Naval e fiscalizado pela Capitania dos Portos do Maranhão e pelas autoridades ambientais do Estado do Maranhão, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Secretaria de Estado do Meio ambiente e Recursos Naturais (Sema)”.
O navio com bandeira dos Países Baixos ‘Defender’ foi contratado para retirar toneladas de óleo do Stellar Banner. A operação foi realizada no dia 12 deste mês e retirou 3,9 mil metros cúbicos de óleo da embarcação sul-coreana.

Foto Reprodução

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário