quinta-feira, 14 de maio de 2020

COVID-19: LEITOS DE UTI NO INTERIOR DO MARANHÃO CHEGAM A 83% DE OCUPAÇÃO

171 dos 217 municípios do Maranhão registraram casos do novo coronavírus (Covid-19), segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde

Maranhão chega a 90% de ocupação das UTIs com 112 mortes por covid ...
Apenas 46 cidades ainda não confirmaram que seus moradores foram infectados.
Com o avanço da pandemia para o interior do Estado, resultou na alta taxa de ocupação de leitos de UTI, chegando a 83,15% e dos leitos clínicos 52,82%.
Os números ligaram um alerta no governo, que já afirmou ter um plano emergencial para os municípios com alta taxa de casos de Covid-19.
A capital maranhense segue sendo o epicentro da doença no Estado com mais de 5 mil pessoas infectadas. Esse alto número levou a justiça decretar o lockdown ( bloqueio total) nos quatro municípios da Ilha.
No ranking, aparece em segundo lugar Imperatriz com 523 casos; em terceiro São José de Ribamar com 426 casos; em quarto Chapadinha – 257 casos; em quinto Paço do Lumiar – 212 casos; em sexto Codó – 137 casos; em sétimo Santa Inês – 132 casos. Pinheiro aparece em oitavo com 131 casos, seguido de Açailândia com 100 casos e Pedreiras com 100 casos.
Em entrevista ao Ponto Final, na Rádio Mirante AM, o secretário de Saúde Carlos Lula demonstrou preocupação em relação ao crescimento dos números em Imperatriz, Santa Inês, Pinheiro, Coroatá e Açailândia e garantiu que serão adotadas medidas direcionadas a essas cidades e regiões.
“A gente tem um plano de ação para modificar o perfil das nossas unidades (no interior). A gente vai modificar o perfil de Pinheiro, Santa Inês, Coroatá, Imperatriz para colocar essas unidades macrorregionais exclusivas para coronavírus. Barreirinhas já tem uma ala, Peritoró já tem metade do hospital voltado para o cuidado com a Covid-19, vamos inaugurar em Lago da Pedra e Santa Luzia do Paruá. A gente tá com um problema hoje que é sobre rede de oxigênio, não estamos conseguindo empresas que queiram fazer, colocar o tanque ou a usina de oxigênio, para fornecer oxigênio aos hospitais. Nesse momento há uma demanda muito elevada de todos os estados da federação, mas a gente está lutando pra isso. Ai o quanto antes inaugurar Santa Luzia do Paruá e Lago da Pedra, também os dois nesse momento exclusivos para covid-19. No sábado eu estarei em Açailândia, para inaugurar o Hospital da Vale, hospital de campanha de Açailândia em parceria com a Vale e a prefeitura municipal. Ele já está pronto. A gente já entrega os primeiros 20 leitos dele, sendo quatro leitos de estabilização, no sábado 10h da manhã”, afirmou.
Blog do Neto Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário