quarta-feira, 6 de maio de 2020

FLÁVIO DINO TEM 3 DIAS PARA DAR TRANSPARÊNCIA NA DIVULGAÇÃO DE AÇÕES CONTRA A COVID-19

promotor de Justiça da Defesa do Idoso destaca que houve diversas promessas de aparelhamento do sistema de saúde estadual que não se concretizaram, “ou foram pífias”

Maio atingiremos o auge da pandemia', afirma Flávio Dino sobre o ...
O juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, abriu prazo de três dias para que o governo Flávio Dino (PCdoB) se manifeste a respeito da ação movida pelo Ministério Público cobrando mais transparência na divulgação de dados e ações relacionadas ao combate ao novo coronavírus no Maranhão.
A informação é do blog Atual 7.
No processo, o promotor de Justiça da Defesa do Idoso, José Augusto Cutrim, cobra que o Estado seja obrigado “a demonstrar e comprovar, com total transparência, […] as medidas efetivamente adotadas e valores financeiros recebidos e despendidos de repasses da União, emendas parlamentares e doações privadas, gastos no enfrentamento da pandemia ocasionada pela propagação do coronavírus” (saiba mais).
O representante do MP decidiu processar o Estado em virtude de inúmeras denúncias de óbitos, em especial de pessoas idosas, por falta de atendimento, equipamentos de proteção individual, leitos de UTI, respiradores, testes, exames, medicamentos, e demais materiais usados no combate a COVID-19.
Na ação, Cutrim destaca que houve diversas promessas de aparelhamento do sistema de saúde estadual que não se concretizaram, “ou foram pífias”. Ele relata ter recebido denúncias de idosos que morreram por falta de leitos de UTI na rede pública, e de profissionais de saúde que trabalham sem equipamentos de proteção adequados.
Douglas Martins é o mesmo juiz que determinou ao governador do Maranhão que decretasse lockdown na Ilha de São Luís.
Por Gilberto Léda

Nenhum comentário:

Postar um comentário