sábado, 2 de maio de 2020

MORRE CELSO COUTINHO, O EX-PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MA

Morreu na manhã deste sábado (02), o ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Celso Coutinho, aos 89 anos.
Celso Coutinho sofreu um infarto no mês de março, foi internado em um hospital particular em São Luís, mas a situação da saúde foi agravando, com problemas renais e de infecções, vindo a óbito por volta das 6h, deste sábado.
No fim do ano passado, Celso Coutinho foi homenageado pelo Parlamento Estadual com a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman. A honraria foi proposta pelo chefe do Legislativo maranhense, deputado Othelino Neto (PCdoB), e pelo deputado Edivaldo Holanda (PTC).
“Fui militante estudantil, presidente da União Maranhense de Estudantes, a UME; e presidente de diretório acadêmico, então, aprendi muito por onde passei e cheguei até aqui. Essa honraria que recebo é muito significativa para mim. Estou profundamente feliz, alegre e honrado com essa homenagem”, declarou à época Celso Coutinho, em um dos últimos eventos públicos que participou.
Histórico – Tabelião do cartório do 2º Ofício de Notas de São Luís, Celso Coutinho nasceu na cidade de Guimarães, no Litoral Norte do estado, em 8 de dezembro de 1930. É advogado, formado pela extinta Faculdade de Direito do Maranhão. Começou sua carreira através de movimentos estudantis, chegando a presidir a União Maranhense de Estudantes (UME).
Foi presidente da Assembleia Legislativa em 1984, quando o Maranhão atravessou grande turbulência política, por ocasião da escolha dos deputados que atuariam como delegados nas eleições indiretas, que elegeu Tancredo Neves para a Presidência da República, no Congresso Nacional.
Coutinho elegeu-se pela primeira vez prefeito de sua cidade em 1969. Liderou um movimento para a construção do Hospital Municipal que ficou conhecido como “Passeata das Pedras”, no qual os moradores doaram as pedras para a edificação daquela casa de saúde.
Durante sua carreira política, foi eleito quatro vezes deputado estadual e duas vezes prefeito do município de Guimarães.
Por Jorge Aragão

Nenhum comentário:

Postar um comentário