sexta-feira, 1 de maio de 2020

FELIZ DIA DO TRABALHADOR!

O dia do trabalho é um feriado internacional, dedicado ao trabalhador. Sendo comemorado no dia 1 de maio. Em tempos de crise, comemorar o dia do trabalho, ainda mais o dia do trabalho 2020, empregado e com a carteira assinada não é para qualquer um. É um privilégio.

Em alguns países o dia do trabalho não é feriado oficial. Então, nesse dia são organizadas manifestações em defesa dos trabalhadores. Essa data é em homenagem aos trabalhadores dos Estados Unidos que no dia 1º de maio de 1886, foram às ruas para pedir a redução da carga horária diária de trabalho.

COMO O TRABALHO EVOLUIU AO LONGO DO TEMPO

O trabalho vem evoluindo constantemente ao longo do tempo. Na antiguidade o trabalho realizado para as mais diversas funções era o trabalho escravo. Depois no período feudal, esse mesmo trabalho escravo passou a servidão.Aqui na servidão o trabalhador era como um escravo. Porém, como trabalhava na terra do patrão tirava proveito dela para suprir – se em sua alimentação, moradia e vestuário. Não tendo liberdade para dali sair.
No século XVI, acontece o fim da servidão, onde surgem as corporações que eram um grupo de artesãos. As relações de trabalho começaram a mudar de forma expressiva no século XVII e XVIII, a ideia de liberdade mostrou que o modelo de servidão era apenas uma modalidade de escravidão. Com isso, houve um amadurecimento dos trabalhadores, incentivando a formação de contratos de trabalho por tempo determinado em associações. Dessa forma, o trabalhador não teria que prestar um serviço permanente a um mesmo empregador.
A partir da Revolução Industrial com o advento das máquinas e com a expansão das cidades. Inicia-se a concentração de trabalhadores vinculados a uma mesma atividade laboral.Assim surgiram casos de injustiças e más condições de trabalho.
Na Revolução Industrial as condições laborais eram desumanas. Os trabalhadores eram desprotegidos. Nesse período os operários tinham que escolher entre sobreviver ou aceitarem os baixos salários o aumento das horas de trabalho de 14 e 16 horas, onde se trabalhava a semana inteira sem o repouso semanal remunerado.
Diante dessas condições as classes de trabalhadores começaram a lutar contra o patrão e o sistema capitalista. O Estado então passa a intervir diante das questões do patrão e seu empregado, admitindo que o trabalhador fosse hipossuficiente nas relações de trabalho, dando origem ao Direito do Trabalhador, criando-se leis trabalhistas e surgindo novas profissões.
Por Claudia Dal Pozzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário