domingo, 31 de maio de 2020

EM TEMPO DE PROVAÇÃO, CRESCER NA DEVOÇÃO MARIANA


Neste ano da graça do Senhor, a Arquidiocese de São Luís vivencia um momento significativo que nos renova como igreja em saída. Celebrando este ano missionário que tem como tema: “Vão com a força do Espirito Santo e sejam minhas testemunhas” (At 1,8), nos incita ou provoca a estarmos em estado permanente de missão, assim como fez Maria Santíssima que acolheu a mensagem e se colocou a serviço testemunhando a Boa nova do Reino. 

Pela devoção popular dedicamos o mês de maio a mãe de Jesus, Virgem Maria, cujo o povo como filhos adotivos expressam seu amor através da escuta da Palavra de Deus, da recitação do terço, preces, ladainhas, cânticos, procissões e consagrações, nos mais diversos locais, como: nas igrejas, em seus lares e praças, homenageando aquela que foi a primeira cristã e missionária.

Infelizmente neste ano de 2020 não somente o Brasil, mas o mundo, passa por este tempo de provação 

ocasionada pela pandemia da covid 19, que nos "obrigam” a estarmos isolados socialmente e cabe a nós um grande desafio, devotos e devotas de Nossa Senhora, em criarmos estratégias de vivermos essa devoção que faz parte do ethos de nossa gente e nesse caso, sem dúvidas sobressai a devoção Mariana.

O momento atual não nos permitiu estarmos nos templos religiosos, nas praças, ruas e de casa em casa, mas o Senhor nos reservou um espaço por excelência para vivenciarmos este momento de devoção mariana: nosso lar, com nossos familiares. Em um cantinho muito especial no nosso coração e em algum lugar da nossa igreja doméstica, preparamos um altar para Nossa Senhora e ao redor deste estiveram as nossas famílias, que reunidas diariamente para rezarem e com as palavras do anjo saudaram Maria, Mãe de Jesus: "Ave cheia de graça, o Senhor está contigo..." Através destes momentos devocionais, as famílias se fortalecem e o resultado não poderia ser outro, senão este: “Nos reunimos em nome de Deus para saudar, invocar e reconhecer Maria como aquela cujo ventre é bendito por carregar o filho de Deus e apresentar ao mundo o Salvador.”

Esta mulher, de muitos títulos e nomes, tornou-se referencial de maternidade, dada sua presença constante na vida do povo em momentos diferentes da caminhada. Cada título que Maria recebe é uma intercessão feita, é o alcance de um milagre. Assim, ela é reconhecida por todas as gerações como bem aventurada.

Que o seu SIM nos torne obedientes a Deus para realizarmos tudo o que o Filho nos ordenar.

Olhando para nossa realidade, não nos desesperemos. Vejam a figura de Maria, que assumindo a missão dada por Deus, diante das tantas tribulações, em gesto de oração e atitudes corretas, soube vivenciar a fé.

Quando vemos o mundo, seus povos e nações, passando por tantas dificuldades, em Maria podemos procurar o apoio necessário para a superação de todos os problemas. Com ela respondamos como fez em seu cântico: "A minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador" (Lc 1, 46)

Ela deve ser para a Humanidade, Mãe e Guia que materna seus filhos. Por isso hoje em gesto de gratidão e reconhecimento o mundo inteiro te coroa Maria, como Mãe e Rainha do céu e da terra.

Salve Maria!

Pe. Admilson de Jesus 
PSJBatista de Vinhais

Nenhum comentário:

Postar um comentário