quinta-feira, 21 de maio de 2020

PESQUISA DO IBOPE VAI AVALIAR A EVOLUÇÃO DA COVID-19 NO MARANHÃO

Entrevistadores do Ibope que coletaram testes de Covid-19 ...
O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope Inteligência) iniciou na última semana, nas cidades maranhenses de São Luís, Santa Inês, Bacabal, Caxias, Presidente Dutra e Imperatriz, a aplicação de questionários sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas de Covid-19 nos últimos 30 dias e a realização de um teste sanguíneo rápido que utiliza metodologia por punção digital. A pesquisa é nacional.

Intitulada ‘Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de base populacional’, a pesquisa foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde. Objetiva a realização de um estudo epidemiológico sobre a Covid-19 em todo o Brasil. Os trabalhos são conduzidos pela Universidade Federal de Pelotas (RS). Todos os 62 profissionais da equipe do Ibope Inteligência no Maranhão estão devidamente identificados, treinados e qualificados para a realização da pesquisa.

POLÍTICAS DE SAÚDE

No Maranhão, o levantamento tem apoio técnico da Secretaria de Estado da Saúde, conforme declaração do secretário de Saúde, Carlos Lula. “Com base na relevância desse estudo para a definição das políticas de saúde informo que os pesquisadores e toda a equipe de apoio, possuem livre trânsito em todo o território estadual tendo em vista que o Ibope Inteligência necessita organizar a logística da pesquisa”, afirmou Carlos Lula.

A pesquisa é financiada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. O estudo será realizado em 133 cidades de todos os estados da federação e acontecerá em três momentos, sendo o primeiro campo iniciado nesta quinta-feira (14), e os demais acontecerão a cada duas semanas. A coleta de dados se dará em âmbito nacional e envolverá uma amostra representativa da população brasileira.

MA10

Um comentário:

  1. Só assim vamos saber a verdade sobre as consequências nefasta desse governo comunista

    ResponderExcluir