sexta-feira, 3 de abril de 2020

INSCRIÇÕES ABERTAS DO PROGRAMA "O BRASIL CONTA COMIGO" PARA ESTUDANTES DA SAÚDE

Graduandos nos cursos de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia e de Farmácia podem se inscrever

MS lança edital para estudantes da área da saúde | Em tempo

O Programa O Brasil Conta Comigo, uma iniciativa federal coordenada pelos ministérios da Saúde e Educação, está com inscrições abertas para estudantes da área de saúde para ajudar no combate ao Covid-19, o novo coronavírus. Estudantes interessados devem preencher a “Ficha do Aluno” disponibilizada nesta quinta-feira (02), no site  http://sgtes.unasus.gov.br/apoiasus/ . Após a candidatura, o aluno que for convocado através do e-mail deverá se apresentar no estabelecimento de saúde indicado em até 48 horas.
Os alunos do 5° e 6° ano de Medicina e os do último ano de Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia receberão 10% de pontuação no ingresso em programa de residência, já os demais alunos poderão ter desconto em mensalidade, concedido pela instituição de ensino superior privada a que estiver vinculado. Também serão dados um certificado e bonificação no valor de um salário mínimo correspondente ao estágio supervisionado de 40 horas, e meio salário mínimo para estágio de 20 horas.
De acordo com o edital, os estudantes que participarem poderão trabalhar em unidades de Atenção Primária à Saúde, unidades de Pronto Atendimento, estabelecimentos da rede hospitalar, estabelecimentos de saúde voltados ao atendimento dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas, das comunidades remanescentes de quilombos e das comunidades ribeirinhas.
“Ter essa experiência de campo e ajudar quem está precisando é uma oportunidade boa porque, além de nos trazer experiência, nos mostra pra quê, realmente, serve a área de saúde”, opina o estudante de Farmácia da UniFTC, Pedro Monteiro ao avaliar a oportunidade.
O Brasil Conta Comigo – O programa “O Brasil Conta Comigo” é uma iniciativa do governo federal, por meio do Ministério da Saúde e Ministério da Educação, considerando a emergência em saúde pública decorrente da Covid-19. A ação é voltada aos alunos da área de saúde e deve ser implementada por meio da adesão dos estados e municípios.
Quem pode participar do programa “O Brasil Conta Comigo” – De acordo com o Ministério da Saúde, podem participar do programa “O Brasil Conta Comigo” os alunos matriculados em instituições de ensino superior, públicas e privadas, que integram o sistema federal de ensino, cursando o 5° e 6° ano de Medicina, além de alunos do último ano dos cursos de graduação em Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia.
A ação será implementada por meio da adesão dos municípios, estados e do Distrito Federal. Os estudantes poderão atuar nas áreas de clínica médica, pediatria e saúde coletiva, de acordo com as especificidades de cada curso.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sgtes@unasus.gov.br e pelo telefone do Disque Saúde 136.
Fonte:  Agência Educa Mais Brasil com informações do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário