terça-feira, 14 de abril de 2020

CHEGA AO FIM A RETIRADA DE ÓLEO DO NAVIO ENCALHADO NA BAIA DE SÃO MARCOS

A Marinha do Brasil lançou nota nesta segunda-feira (13) para informar que foi finalizada a retirada e destinação do óleo combustível do navio mercante Stellar Banner. A última etapa da transferência de combustível foi encerrada na tarde do último domingo (12), com o bombeio do óleo armazenado no HOS Brass Ring para o NM Stellar Iris.
Iniciada operação de retirada de óleo do navio Stellar Banner ...
“Durante todo esse processo não foi observado vestígios de poluição hídrica na área. As empresas envolvidas, autoridades marítima e ambiental prosseguem com a análise dos planos de salvatagem para as próximas fases, de forma a minimizar os riscos envolvidos na remoção da carga e reflutuação do NM Stellar Banner”, afirmou a Marinha do Brasil.
STELLAR BANNER
A embarcação ficou encalhada a cerca de 100 quilômetros da costa do Maranhão, com cerca de 275 mil toneladas de minério de ferro e 3,8 mil toneladas de óleo. O navio mercante sofreu fissuras no casco no dia 25 de fevereiro deste ano. As manchas de óleo que chegaram a ser identificadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) dispersaram; chegaram a ser calculados cerca de 333 litros.
Navios de apoio estiveram na área, eles foram usados para coletar dados e avaliações sobre a situação da água. Um inquérito com as causas do acidente, na época, tinha prazo mínimo de 90 dias para ser concluído.

Veja a nota da Marinha do Brasil:


MA10

Nenhum comentário:

Postar um comentário