domingo, 19 de janeiro de 2020

SINFRA/UFMA REALIZA TREINAMENTO PARA IMPLANTAR A METODOLOGIA BIM

SÃO LUÍS - Teve início, nessa segunda-feira, 13, o treinamento realizado pela Superintendência de Infraestrutura da Universidade Federal do Maranhão (Sinfra-UFMA) para a implementação da tecnologia de sistema BIM - Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção. A BIM é uma metodologia de projetos em que se aplicam ferramentas de modelagem e visualizações em 3D de construções e obras de engenharia em diversos segmentos: elétrico, civil, arquitetônico e predial.
“Já estamos nos preparando para essa atualização aqui na UFMA, expandindo o uso dessa tecnologia também para os câmpus do continente. Os impactos disso podem ser enumerados da seguinte forma: minimizar os erros (estruturais, orçamentários, entre outros), respeitar o capital financeiro da Universidade e também o capital humano. Vamos produzir, também, um checklist para saber qual a viabilidade de nossos futuros projetos e realizá-los com maior efetividade”, afirmou o superintendente da SINFRA, Wener Santos.
A metodologia BIM já vem sendo utilizada pelas indústrias brasileiras, e, a partir de 2021, o sistema deverá ser utilizado por todos os segmentos, segundo o Decreto Presidencial N° 9.983, de 22 de agosto de 2019, que visa democratizar a plataforma em todo o país.
Com esse treinamento, a UFMA passa a implantar essa nova metodologia de gerenciamento de gestão de projetos que o Tribunal de Contas da União já recomenda desde 2006. Serão quatro módulos, ministrados pelo arquiteto, urbanista e professor Rogério Lima, ofertados aos servidores, estudantes dos cursos de Engenharia e colaboradores da UFMA.
“Essa metodologia é embasada em um tripé de políticas, processos e tecnologias. No âmbito tecnológico, existe um grande conjunto de softwares que proporcionam maior eficiência no desenvolvimento de projetos, planejamentos e orçamento, trabalhando com banco de dados integrados ao modelo e assim produzindo relatórios com maior precisão. Dessa forma, haverá maior qualidade ao projeto, o que, consequentemente, gera economia de tempo, pessoal e, principalmente, orçamento”, explicou o professor.
O diretor das unidades descentralizadas da Superintendência de Infraestrutura da UFMA, Ronaldo Amorim, falou dos benefícios advindos da tecnologia BIM. “Esse setor foi criado na gestão do reitor Natalino Salgado para facilitar a comunicação com o continente, e o treinamento vai facilitar nosso trabalho de forma vigorosa, pois possibilitará a mudança de cultura dentro da Universidade, possibilitando que os projetos sejam concretizados do princípio ao fim por todas as equipes envolvidas em nossos processos de construção de obras. As falhas, que são detectadas somente em determinados pontos, ao final do processo, podem ser antecipadas e previstas desde o princípio”.
Sobre o palestrante
Rogério Lima é arquiteto e urbanista, reconhecido no cenário nacional e internacional. Formado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), atua como professor daquela instituição. Possui mestrado em arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado na mesma área pela Universidade de Lisboa (ULisboa).
ASCOM UFMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário