sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

PLACA MERCOSUL: IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO EMPLACAMENTO DE VEÍCULOS COMEÇOU

Resultado de imagem para nova placa mercosul 2020
A partir desta sexta-feira  (31), começa a valer a obrigatoriedade do uso das novas Placas de Identificação Veicular (PIVs), em todo o Brasil. O prazo atende ao estipulado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que estabelece que as unidades federativas do País, devem utilizar o padrão Mercosul.
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), esclarece que as novas placas serão obrigatórias apenas nos casos de primeiro emplacamento; em mudança de município ou unidade federativa; roubo, furto, dano ou extravio da placa; ou em situação de necessidade de instalação da segunda placa traseira.
Desde a decisão pela adoção da placa padronizada Mercosul, a implantação do registro foi adiada seis vezes pelo Denatran. De acordo com a Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Brito, o departamento está apto para a inserção do novo padrão nos veículos do Estado.
“A adoção do sistema Mercosul foi adiada para que os órgãos estaduais de trânsito pudessem se adaptar e credenciar as fabricantes e estampadores das placas. O nosso Estado preferiu aguardar a finalização do modelo de identificação veicular para que não houvesse mais alteração nas placas”, destaca.
A nova PIV oferece benefícios aos proprietários de veículos automotores. A placa não possui lacre e tem validade em todo território nacional, por isso não precisa de troca em caso de mudança de município ou unidade da federação. Além disso, ela possui um código de barras, “Quick Response Code” (QR Code), contendo o número de série e informações do banco de dados dos fabricantes e estampadores das placas, evitando possíveis fraudes.
O Diretor Operacional do Detran-MA, David Ximenes, ressalta que o Governo do Maranhão definiu por adotar o emplacamento somente com o produto finalizado. “Muitos Estados, que já aderiram ao novo padrão de placas, tiveram que refazer mudanças no sistema de fabricação, criando algumas dificuldades para os usuários que haviam emplacado seus veículos”, afirma.
PADRÃO
A nova PIV apresenta o padrão com 04 letras e 03 números, o inverso do modelo, atualmente, adotado no país com 03 letras e 04 números. A cor de fundo, também, sofrerá mudança e passará a ser totalmente branca. A mudança, também, ocorrerá na cor da fonte para diferenciar o tipo de veículo: preta para veículos de passeio, vermelha para veículos comerciais, azul para carros oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os automóveis diplomáticos e prateado para os veículos de colecionadores.
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) inicia, na próxima segunda-feira (3), em todo o Estado, a implantação das novas Placas de Identificação Veicular (PIVs) no padrão Mercosul. Todos os veículos zero quilômetro que forem emplacados a partir desta data, receberão as placas no novo modelo.
Foto: divulgação
Por Juraci Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário