sábado, 9 de março de 2019

CAMPANHA MARÇO LILÁS COMEÇARÁ NESTE SÁBADO NO HOSPITAL DO CÂNCER

Drº Stênio Roberto dos Santos, diretor do hospital, fará a abertura da programação.


São Luís – O período é da campanha “Março Lilás”, de alerta para o câncer de colo de útero. Para tal, a programação alusiva no Hospital de Câncer do Maranhão já está montada. A abertura acontecerá no próximo dia 11, às 8h, no Ambulatório, com a presença do diretor clínico da unidade, Dr. Stênio Roberto Santos. Haverá ainda distribuição de brindes, apresentação do grupo de canto coral “Canta Geral” e café da manhã.

No dia 13, na Recepção SPA, haverá vacinação contra HPV (meninos e meninas de 9 a 13 anos), com distribuídas de 100 senhas. O público-alvo: filhos de funcionários e de acompanhantes. A programação inclui ainda entrega de chocolates para crianças vacinadas, blitz nas recepções e entrega de panfletos, preservativos e brindes, das 8h às 17h.

No dia 21, a partir das 8h30, a programação terá continuidade, com a presença da gerente de Gente e Gestão, Vivian Pacífico; da secretária de Saúde do município de São José de Ribamar, Adriana Mota; do diretor clínico do Hospital de Câncer, Stênio Roberto Santos; do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, e do grupo Anjos da Alegria.

O encerramento da campanha “Março Lilás” será com a batida do sino da cura.

Terceiro tumor mais frequente

Segundo o Dr. Stênio Roberto Santos, o câncer de colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Dados do Instituto Nacional do Câncer revelam que 5.727 mortes ocorreram em 2015 (último dado disponibilizado) e, no ano passado, estimativas indicavam mais 16.370 novos casos no Brasil. 

“Os dados são alarmantes, considerando-se que este tipo de câncer é facilmente prevenível e depende de políticas públicas eficientes de prevenção”, afirma Stênio Roberto Santos.

O câncer de colo do útero, também conhecido como câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papalomavírus humano-HPV oncogênicos.

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

“Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo conhecido como Papanicolau e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame”, frisa Stênio Roberto Santos.

Por Daniel Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário