quarta-feira, 20 de março de 2019

NA PRAIA GRANDE, MARÉ ALTA CAUSA RESSACA DEVIDO A FENÔMENO E ALAGA ESTACIONAMENTO

Maré alta invade e alaga estacionamento da Praia Grande, em São Luis. O fenômeno provavelmente aconteceu devido uma ressaca causada pelos efeitos da última Superlua de 2019 que está acontecendo hoje, 20 de março associada à maré de Sizígia. Carros ficaram alagados, pois foram surpreendidos pelo nível da maré que subiu muito além do normal. 
Carros alagados em um dos pontos principais da Praia Grande
Nossa orla, no entorno do Cais da Sagração, popularmente chamado Cais da Praia Grande, não existe um plano de contingencia, nem ao menos uma estrutura ou preocupação por parte da prefeitura e do governo do estado em relação a esse tipo de situação. Carros ficaram alagados, e algumas pessoas tiveram dificuldades para sair, mas ao que parece, não houve transtornos maiores, o que é de grande alívio, pois o coeficiente de maré, chegou a 111 na segunda preia-mar de hoje que foi às 18:51, e é considerado muito alto, com marés que passaram de 6 metros. (Com dados do site Tábua de Marés)


Neste ano, já ocorreram duas Superluas, uma em 21 de janeiro e outra em 19 de fevereiro . A segunda foi a maior de todas. Isso também tem impacto direto nas marés, que ficam mais altas e mais baixas do que o normal. 

O termo superlua foi criado em 1979 e é possível por conta do alinhamento da Lua cheia com a Terra, criando um eclipse lunar total. Assim, a Lua atinge seu perigeu, que é o ponto mais próximo do planeta, podendo aparecer até 14% maior e 30% mais brilhante que o normal. Já o ponto mais distante é chamado de apogeu, quando ocorre a chamada "microlua"

A volta da Lua na Terra ocorre a cada 27,3 dias porque o satélite orbita o planeta em uma trajetória elíptica, ou seja, a Lua se aproxima e se afasta do nosso planeta, enquanto gira em torno dele. A Lua estará cheia às 22h43 e cerca de 360 mil quilômetros da Terra. De acordo com a Nasa , o melhor horário para observar o fenômeno será a partir das 22h. (Informações do site Último Segundo/Ciência


Confira as fotos da maré que avançou e atingiu até um estacionamento da Praia Grande:




Essa peculiaridade da nossa orla naquele local merece mais atenção por parte dos nossos governantes, quando o que se vê no local é erosão e antigas barricadas já ineficientes na região que fica perto do Terminal da Praia Grande. Alô prefeito! Alô governador! Até quantas superluas conseguiremos aguentar?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário