sexta-feira, 22 de março de 2019

DEFESA CIVIL FAZ ALERTA DE ENCHENTES PARA TRIZIDELA DO VALE E PEDREIRAS


Trizidela do Vale e Pedreiras estão sob monitoramento, devido a possibilidade de enchentes. O nível do Rio Mearim permanece abaixo do considerado como ‘de risco’ e para prevenção, equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), por meio da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CEPDECMA) mantêm-se em alerta para contenções, em caso de emergência.

O nível do rio Mearim, em Trizidela do Vale, está medindo 5,80 metros, abaixo da cota de alerta estipulada pela Defesa Civil do Maranhão, que é de 6,20 metros. Não há famílias desalojadas ou residências afetadas pelas águas. Ainda assim, como o nível do rio está próximo do nível de alerta, a equipe da Defesa Civil permanece na localidade de prontidão e equipada para o atendimento às famílias, caso seja necessário.

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto Araújo, reforça a importância na manutenção das ações de monitoramento aos municípios atingidos ou em risco. “A resposta imediata a estragos provocados pelas águas é mais eficaz devido às medidas preventivas, ao treinamento e à adequada capacitação das nossas equipes. A população pode ficar tranquila, pois temos efetivo a postos e preparado para atuar”, enfatiza.

O coordenador adjunto de Proteção e Defesa Civil do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CEPDECMA), major Jairon Moura da Silva reforça que “os municípios de Trizidela e Pedreiras, até o momento, são os únicos que se encontram em condição de risco, devido o rio estar próximo do nível de alerta. Ainda não recebemos informações de outras localidades em situação análoga. A equipe da Defesa Civil Estadual está pronta para agir e garantir a segurança da população”. 

“O plano de contingência dos municípios está atualizado, pronto para o emprego caso haja necessidade, assim como as prefeituras alertadas e em intercâmbio com as equipes da Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Estamos organizados para qualquer emergência”, reforçou o comandante da 13° Companhia Independente de Bombeiros Militar/Trizidela do Vale, capitão Joel Machado Rodrigues.

Plano de Ações

A Defesa Civil executa o planejamento junto às prefeituras dos municípios, com fins a definir as demandas prioritárias, em caso de ocorrências e de famílias afetadas. O plano de trabalho inclui atendimento à população, monitoramento da situação de risco e levantamento das necessidades prioritárias.

Além disso, está em curso a mobilização preventiva das equipes da Secretaria de Transporte, Saúde, Segurança Pública, Assistência Social, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Trizidela do Vale-MA na preparação dos abrigos para acolher as famílias se houver necessidade de alojar. Os abrigos estão sendo preparados, imunizados e higienizados para garantir a segurança da população.

Por Diego Emir

Nenhum comentário:

Postar um comentário