quarta-feira, 20 de março de 2019

MAL FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE VIDEOMONITORAMENTO NO TRÂNSITO PODE CULMINAR NUMA CPI

O deputado estadual e líder da oposição Adriano Sarney (PV) disse estar disposto a propor ao plenário da Assembleia Legislativa a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias de mau funcionamento e de desativação do sistema de videomonitoramento, instalado em 2014, na última gestão da ex-governadora Roseana Sarney, para auxiliar na prevenção e repressão à violência em vias e logradouros públicos de São Luís. Distribuídas em pontos estratégicos da capital, as 220 câmeras instaladas há cinco anos estariam funcionando de forma precária desde o início do governo Flávio Dino (PCdoB) e há quem diga que já foram até desligadas.

Adriano revelou sua intenção de propor a CPI no início da manhã desta terça-feira (19), em entrevista ao programa Nova Manhã, da Rádio Nova FM, ocasião em que comentou o caos no trânsito provocado por uma manifestação popular, no Jaracati, motivada pelo atropelamento de um pai e uma filha, de apenas 1 ano, ao atravessar a Avenida Carlos Cunha, no trecho próximo à cabeceira da Ponte Bandeira Tribuzzi. Durante o protesto, populares reivindicaram a apresentação das imagens supostamente captadas pelas câmeras para ajudar a identificar o motorista atropelador, que fugiu do local sem prestar socorro às vítimas e desde então está sendo procurado.

O parlamentar considerou um absurdo o descaso do atual governo com um sistema que, além de auxiliar as operações de segurança pública, representou, na época de sua aquisição pelo Estado, um investimento de R$ 14 milhões. “Uma CPI seria um importante instrumento para obrigar o governo comunista a explicar por que o videomonitoramento não está mais cumprindo a sua finalidade de combater o crime e por que um recurso tão expressivo está sendo desperdiçado”, justificou.

Adriano recordou o período em que as câmeras estavam em pleno funcionamento, quando crimes foram coibidos, autores foram identificados e presos e até atos obscenos foram flagrados e punidos, de acordo com a lei, “Nos últimos quatro anos, não vimos nenhum crime solucionado com auxílio do videomonitoramento”, observou, questionando se a devida manutenção dos equipamentos está sendo feita.

Falta de planejamento

Sobre os múltiplos congestionamentos causados pela manifestação popular, que praticamente pararam a região central da cidade, Adriano acusou a falta de planejamento da administração municipal na área de trânsito. Também criticou o governo estadual por não cumprir a promessa de firmar parceria com as prefeituras da Ilha de São Luís. “É um governo de propaganda. São Luís precisa de um gestor competente, de alguém que apareça. Cadê o prefeito? Cadê o governador fora das suas mídias sociais?”, indagou.

O deputado garantiu que cobrará, na Assembleia Legislativa, um planejamento para São Luís e para o Maranhão. “Vamos atuar para que o governo saia das mídias sociais e deixe de lado a propaganda barata e comece a trabalhar”, anunciou.

Por Resenha Maranhense

Nenhum comentário:

Postar um comentário